Seguidores desse blog

28.2.02

A deixa do Xexéo

O assunto do momento no Forum de Teatro -- lista de discussão da classe teatral pela Internet, com mais de setecentos participantes de todo o Brasil -- é a coluna do Artur Xexéo "Cartas Marcadas" (já citada aqui neste blog), abordando o patrocínio teatral. Os fazedores de teatro de todas as tendências e procedências estão se manifestando sobre o assunto, com direito a réplicas e tréplicas, virando palanque de um animado debate. Nomes respeitados e admirados no meio com depoimentos pessoais, os mais contundentes, estão dando sua contribuição para o enriquecimento deste debate.

E aproveitando a deixa do Xexéo, os atores da nova geração, subiram no palanque, mostrando a sua cara, e falando das dificuldades do jovem em comêço de carreira, muito mal pagos, até trabalhando em espetáculos muito bem patrocinados. E nessa linha, rolou o comovente depoimento de um jovem ator que entre outras, mandou esta: "cansei de pagar para fazer teatro".

Ainda da ala jovem, a proposta de um ator que é também sociologo, sugerindo à SBAT uma pesquisa de campo com o perfil do espectador teatral. Ele se dispõe a formar uma equipe de especialistas nesse tipo de pesquisa. O resultado dessa pesquisa iria ajudar na formulação de uma politica para o teatro experimental, ou seja aqueles fora dos padrões dos patrocínios.

Enfim, a roda tá animada ... e eu, maravilhada com os benefícios das conquistas tecnologicas da modernidade, quando penso que a deixa para este oportuno e conveniente debate, foi um e-mail enviado para o forum no domingo: " Queridos : Leram o Xexeo hoje no Globo. Disse tudo o que eu acho ! Abraços Joaquim Vicente". Simples assim.

Nenhum comentário: