Seguidores desse blog

16.2.02

A luta secreta de Maria da Encarnação

texto inédito do sempre engajado GIANFRANCESCO GUARNIERI, que estréia hoje às 19 hs - de gratis, ensaio aberto para o público, até domingo, no TEATRO CARLOS GOMES, na Praça Tiradentes. A peça que vem de uma temporada em São Paulo, fica em cartaz aqui sòmente sete (7) dias, até quinta-feira, dia 21.

Este espetáculo traz de volta o dramaturgo, 42 anos depois da estréia de "Eles não usam black-tie" -- peça que revolucionou a dramaturgia brasileira no final dos anos 50, tão engajado quanto antes, usando o tema da batalha da identidade da mulher, na luta para assegurar os seus direitos e sua participação politica na sociedade. Guarnieri, convidou o jovem diretor carioca MARCUS VINICIUS FAUSTINI para dirigir esta sua nova peça, após ver o que ele fez com a montagem de "Black-tie", há um ano atrás, aqui no Rio, segundo declarou aqui.

Para encenar este musical feminista, ( termo rejeitado pelo autor de "Botequim", "Um grito parado no ar", "Arena conta Tiradentes", entre outras peças marcantes da década de 60 e 70, e pelo diretor Faustini ), contando a trajetoria de "Maria da Encarnação", foram produzidos 160 figurinos, e mais 30 músicos da Orquestra Jovem Tom Jobim do Estado de São Paulo, executam a trilha ao vivo especialmente composta para a peça por Renato Teixeira (imortalizado na voz de Elis Regina em "Sou caipira, pira pora"), um coral de 34 vozes, os cenários têm fotos de Sebastião Salgado e reprodução de obras de Dali. Encabeçando o elenco de 30 atores, SUELY FRANCO no papel-título, EWERTON DE CASTRO, ENIO GONÇALVES, CHICO MARTINS, entre outros.

Teatro Carlos Gomes - Praça Tiradentes, s.n. Tel. 2232-8701
De sexta a domingo às 19 hs. grátis - ensaio aberto para o público.
Segunda-feira - estréia para convidados às 21,30hs.
De terça a quinta-feira às 19 hs. - 10 reais.

Atenção Galera! Corram todos para garantir o seu ingresso, porque um espetáculo com estas qualidades todas -- do autor, ao elenco e a produção ,etc & tal -- e acessível a todos os bolsos, seria inviável se não fossem os patrocínios do Instituto Takano de Projetos (produtores, atenção para esse nome) que é o responsável pela realização do espetáculo (bancou geral) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e mais o patrocínio da Petrobrás.


A outra estréia de hoje: "De Getúlio a Getúlio: a história de um mito

também na Praça Tiradentes, no Teatro João Caetano, outro musical, escrito pelo SERGIO BRITO e CLOVIS LEVI, "De Getúlio a Getúlio: a história de um mito". O autor é também diretor e ator do espetáculo que não se limita a contar a vida de Getúlio Vargas, mas aborda os problemas de uma companhia teatral que precisa estreiar uma peça sobre Getulio, a toque de caixa. Realidade e ficção acabam se misturando, como diz aqui.No elenco, OSMAR PRADO, DILL COSTA, SAMIR MURAD, JALUSA BARCELLOS, entre outros.
Teatro João Caetano - Praça Tiradentes s/n. Tel. 2221-1223
De quinta a sábado às 20hs. e domingos às 19 hs.
Preços: 10 reais às quintas, sextas e domingos, e 15 reais aos sábados.

Nenhum comentário: