Seguidores desse blog

1.3.02

Assunto: RES: [forum_teatro] A coisa vai mal...
Data: 01/03/2002 10:18:04 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (Airam Pinheiro)
To: ('forum_teatro@yahoogrupos.com.br')


Vai mal mesmo, pessoal... Igo, faço meu o seu desabafo. Fazemos teatro como profissão ou porque acreditamos que a arte deve fazer parte do cotidiano de um povo ? A segunda opção não nos deixa numa posição muito confortável quanto à sobrevivência.
Enquanto escrevia esse mail, assistia ao jornal da manhã na Record e passaram alguns trechos da Família Trappo. Jô Soares, Golias e cia., levavam as platéias (era feito ao vivo) e os telespectadores ao delírio com um humor ingênuo, porém genuíno, chegando a alcançar 95% (!!!) de audiência. Um era gordo e o outro feio. Não eram carinhas bonitas, nem corpos malhados. Entre as mulheres até tinha loura, mas longe de ser só uma gostosa. Longe de ser uma mera exposição, um trampolim para um contrato com uma revista masculina, ou pior, para fazer parte de um book das meninas que estão na mídia e que fazem programas por quantias astronômicas com altos executivos.

Perdoem-me os inocentes, mas isso rola sim. E consegue ser mais triste que projeto escola e animação de festa, juntos !!! Esse fenômeno da imagem em primeiro lugar (prefiro chamar assim porque fenômeno é uma coisa que um dia acaba) chegou a um ponto em que colocaram no ar um programa que não tem história (tem roteiro, mas o pessoal não consegue seguir, pois não são atores - perdoem-me os inocentes mais uma vez). É só imagem !! Selecionaram uma meia dúzia de pessoas com uma imagem razoável e colocaram no ar. No lugar onde poderia estar passando alguma coisa interessante, como às vezes até acontece. Vide Brava Gente e algumas micro-séries. (...)

Ou como eu ouvi mês passado, durante um teste (não vou citar qual a produção, obviamente, por questões éticas): - "não tem problema. Quem a gente gostar, se não tiver registro, manda tirar na hora." Então eu ralo que nem um corno. Estudo que nem uma besta. Me formo em artes cênicas. Continuo estudando. Praticando. Fazendo teatro sabe-se lá como. Correndo atrás. E depois vem alguém, passa num teste e "ganha" o registro ??!!! Brincou.

Cada vez mais eu chego a conclusão que conhecimento é tudo. Claro, você vai dizer: Mas é assim em todas as áreas !
Concordo. Mas na nossa profissão é mais. Pode acreditar. Ontem mesmo eu estava pensando: agora quando perguntarem o que eu faço, vou responder que estou querendo ser ator. Porque eu quero ser, mas tá difícil. E se a pessoa insistir, explico: sou ator profissional, mas você já pegou o dicionário para ver o significado da palavra "profissional" ? "Pessoa que exerce determinada profissão - Profissão, s. f. Meio de vida que cada um exerce publicamente". (...) E se, definitivamente, não é o meu meio de vida, como é que posso dizer que sou ator ? Ainda mais profissional ? Não dá, né ?
Já estou na fase do "professores de aulinhas de teatro em cursinhos de pouca repercussão". Meu próximo passo é o "projeto-escola"... Só rindo.

Um grande abraço e me perdoem o desabafo,

Airam Pinheiro
_____________________________________________

Assunto: [forum_teatro] Resposta
Data: 01/03/2002 00:49:47 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (Paulo Duek)
To: forum_teatro@yahoogrupos.com.br


Como vai Igor e Forenses?

Adorei seu desabafo/crítica e concordo plenamente!

Quando alguém me pergunta: Como ser ator? ou Quero fazer TV e Cinema?

Eu só sei dizer: LEIA MENOS! ESTUDE MENOS! NÃO INTERESSA SE VC TEM OU NÃO
FORMAÇÃO! DRT É POSSÍVEL POR OUTROS MEIOS... (TODOS NÓS SABEMOS!).

VÁ MALHAR! 5, 6, 7, 8... BÍCEPS, TRÍCEPS, SUPINO RETO, ESTEIRA!

ACADEMIA JÁ!

QUE BRECHT? STANISLAVISK, DIDEROT E TOUCHARD! ISSO NÃO IMPORTA!
LER MUITO DÁ BARRIGA! O MÍNIMO QUE VC VAI SER É UM PROFESSORZINHO FRUSTRADO
OU UM CRÍTICO GORKIANO!

VÁ MALHAR! VÁ MALHAR!

Um Abraço!

Paulo Duek
_________________________________________________________________
Assunto: [forum_teatro] A coisa vai mal...
Data: 01/03/2002 11:48:46 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (Fabio Rodrigues)
To: forum_teatro@yahoogrupos.com.br (Forum Teatro)

Sou um desses professores barrigudos que dá 54 horas/aula de teatro por semana na rede estadual, na municipal e em cursinhos de pouca repercussão como meio de sobrevivência e, pasmem, para poder continuar fazendo teatro, viabilizando meus próprios projetos.

Como sei que a Petrobrás e a Brasil Telecom não vão viabilizar meus projetos teatrais, já que os profissionais da minha companhia sequer apareceram nas simulações do Linha Direta, vou resistindo, montando nossos espetáculos com recursos que vem de nossos próprios bolsos.

Enquanto não enquadro meu corpo na estética dominante, enquanto não caso com nenhum diretor global, enquanto não faço social com diretores teatrais, enquanto a democratização de patrocínios e seleção de elencos não triunfar, foi a solução que encontrei. Quem mandou perder tanto tempo estudando e engordando?

Abraços afetuosos e solidários,

Fabio Rodrigues



Assunto: [forum_teatro] sua mensagem para o fórum
Data: 01/03/2002 01:02:30 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (nanda rovere)
To: forum_teatro@yahoogrupos.com.br

Oi Paulo, Igor e Forenses e todos os colegas do Fórum
Concordo que, infelizmente, talento e esforço hoje em dia vale pouco, mas ao mesmo tempo vejo pessoas com talento com reconhecimento.
Sorte é muito importante só que nunca deixe de lutar pelos seus objetivos e perca as esperanças de um mundo melhor.
Conheço artistas de enorme talento que são parentes de gente famosa (lógico, isso ajuda muito) e outros que tiveram de ralar pra caramba. Admiro todos eles.
O que me chateia é essa chuva de pessoas sem nenhum talento invadindo o meio artístico. Isso ocorre em todas as áreas.
Acredito que uma das maneiras de prestigiarmos pessoas de talento é ajudarmos na divulgação de seus trabalhos e esse é um dos meus objetivos ao participar do fórum, além de trocar idéias.
abraço e sucesso a todos vcs
nanda.













Nenhum comentário: