Seguidores desse blog

29.4.02

Senta que lá vem história
Da Mãe Beata de Yemanjá ao japonês Yoshi Yoki, passando por contadores de Cabo Verde, França, Argentina, Venezuela e Espanha, entre outros. Oficinas, debates com especialistas em literatura oral como o ótimo escritor mineiro o Bartolomeu Campos Queiroz, a Eliana Yunes, a Benita Prieto e o Celso Sisto, o antropologo, escritor, Daniel Munduruku (da tribo Munduruku de Belém do Pará e um dos criadores do IDETI) e espetáculos de contadores nacionais e internacionais compõem a programação do I Simpósio Internacional de Contadores de Histórias - Um encontro para muitas vozes que vai acontecer no Rio de 4 a 8 de maio, no SESC de Copacabana, na PUC e na Biblioteca Pública do Estado, e em mais cinco unidades do SESC-Rio.

Segundo a organizadora do evento, a produtora e especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFF Benita Prieto, as atividades foram separadas de acordo com o perfil do espectador. Para quem procura entretenimento e diversão, há as sessões gratuitas de contadores nacionais e estrangeiros, na Biblioteca Pública e unidades do Sesc; para quem procura discutir o universo dessa arte, as mesas-redondas servirão como troca de experiências entre diferentes estudiosos, na PUC-Rio.

Já os profissionais interessados nas oficinas, ministradas por contadores estrangeiros, terão a oportunidade rara de ouvir dos próprios palestrantes aspectos das narrativas típicas de suas respectivas culturas.

Uma das novidades que o encontro traz é a Maratona de Contos. São 12 horas ininterruptas (sábado e domingo) em que os contadores se revezarão num palco da Biblioteca Pública Estadual, aberto também para o público contar suas histórias.

Todas as atividades têm entrada franca. Vagas gratuitas e limitadas para as oficinas e debates em mesa redonda. Para os espetáculos de contadores de histórias, haverá distribuição de senhas uma hora antes de cada sessão.
Informações e inscrições: (21) 3860 6246. e-mail: morandubeta@ig.com.br

4 de maio (sábado) - Sessão de Contadores de Histórias
Apresentações em 5 unidades do SESC RJ
14 horas
SESC Madureira - Horacio Santos (Cabo Verde) e Celso Sisto (Brasil)
16 horas
SESC Tijuca - Horácio Santos (Cabo Verde) e Benita Prieto (Brasil)
SESC Engenho de Dentro - Yoshihira Hioki (Japão) e Maria Clara Cavalcanti (Brasil)
SESC Ramos - Diana Tarnofky (Argentina) e Eliana Yunes (Brasil)
SESC Nova Iguaçu - Oswaldo Felipe (Espanha) e Márcio Moura (Brasil)

4 e 5 de maio (sábado e domingo) das 9h às 21h - Maratona de Contos
Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro
Durante 12 horas no sábado e 12 horas no domingo, ininterruptamente, contadores de histórias brasileiros e estrangeiros se revezarão em sessões de contos. Também haverá espaço para que o público possa participar, narrando suas histórias.
Já estão confirmados, entre outros Augusto Pessoa, Fernando Lébeis, Celso Sisto, José Mauro Brant, Bia Bedran, Fatima Café, Maria Pompeu, Daniela Schindler, Priscila Camargo, Grupo Confabulando, Grupo Mil e Umas e As Velhinhas de Santa Teresa.

6 de maio (segunda) a partir das 19h
Abertura Oficial do Evento - SESC Copacabana
19h - Abertura
19h30 - Rolando Boldrin conta "causos"
20h - Talk-show com apresentação de Leda Nagle entrevistando contadores internacionais
22h - Coquetel

7 de maio (terça) P U C - Rio - Manhã:Salão do Conselho Universitário
9h às 12h - Mesa redonda: A permanência da oralidade na literatura contemporânea
Mediador: Eliana Yunes.
Convidados: Bartolomeu Campos Queiroz (MG), Marta Morais (PR), Marieta Moraes (RJ), Daniel Munduruku (SP) e Dunia de Barnola (Venezuela)
12h - Espetáculo de Contadores no Campus
Diana Tarnofky (Argentina), Oswaldo Felipe (Espanha) e Daniel Munduruku (Brasil)
SESC Copacabana
14h - Histórias com Filoteus (BA)
15h às 18h - Cinco oficinas com contadores internacionais (Jean Michel Hernandez, Horácio Santos, Dunia de Barnola, Diana Tarnofky e Oswaldo Felipe)
19h - Espetáculos com contadores internacionais: Horácio Santos (Cabo Verde), Yoshihira Hioki (Japão) e Jean Michel Hernandes (França)

8 de maio (quarta) P U C - Rio- Manhã:Salão do Conselho Universitário
9h às 12h - Mesa Redonda: A narração de histórias da pré-escola à Universidade.
Mediador: Vera Souza Lima.
Convidados: Marly Amarilha (RN), Célia Linhares (RJ), Horácio Santos (Cabo Verde) e Sergio Rivero (BA)
12h - Espetáculo de Contadores no Campus
Jean Michel Hernandez (França), Yoshi Hioki (Japão) e Mãe Beata de Yemanjá (RJ)
SESC Copacabana
14h - Histórias com Filoteus (BA)
15 às 18h - Cinco oficinas com contadores internacionais (Yoshi Hioki, Horácio Santos, Dunia de Barnola, Diana Tarnofky e Oswaldo Felipe)
19h - Espetáculos com contadores internacionais: Dunia de Barnola (Venezuela), Oswaldo Felipe (Espanha), Diana Tarnofky (Argentina) e homenagem a Drummond com contadores brasileiros.
21h - "Gosto Drummond" - coquetel mineiro.

Nenhum comentário: