Seguidores desse blog

16.1.03




CEMITÉRIO OCUPA SÉRGIO PORTO


O dramaturgo paranaense Mário Bortolotto, diretor do grupo Cemitério de Automóves, um dos mais prolíficos dramaturgos brasileiros, radicado em São Paulo, com mais de 40 textos no currículo, ganhador do Prêmio Shell de 2.000 pelo espetáculo Nossa Vida não vale um Chevrolet e APCA pelo Conjunto da Obra, terá quatro de seus textos apresentados ao público carioca nos meses de Janeiro e Fevereiro (de 10 a 23 de fevereiro) no Espaço Sérgio Porto.
O Grupo conta hoje com cinco integrantes (Mário Bortolotto, Fernanda D´Umbra, Joeli Pimentel, Aline Abovsky e Wilton Andrade) e cerca de 70 atores agregados que sempre trabalham com o Grupo quando convidados. Para as apresentações no Rio de Janeiro o Grupo deve trazer ainda quatro desses agregados (Eucir de Souza, Laerte Mello, Gabriel Pinheiro e Francisco Eldo Mendes).

Em 2002 a atriz Fernanda D'Umbra produziu no Centro Cultural São Paulo a II Mostra de Teatro Cemitério de Automóveis com 26 espetáculos: 20 textos de Mário Bortolotto, cinco adaptações de grandes escritores da novíssima geração de contistas brasileiros (Marçal Aquino, Marcelo Mirisola, Reinaldo Moraes, Daniel Pellizzari e Daniel Galera) e um texto de Joeli Pimentel. A Mostra marcou ainda a estréia de Fernanda D'Umbra na direção com a adaptação do texto: Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Mônica. Desta Mostra participaram 80 atores paulistas.

A primeira edição da Mostra foi realizada em 2000, no mesmo espaço com produção também assinada por Fernanda D'Umbra onde foram encenados 13 textos de Mário Bortolotto e uma adaptação do romance Tanto Faz de Reinaldo Moraes. Da primeira edição participaram 40 atores.

Durante a temporada no Espaço Cultural Sérgio Porto o Grupo exibe quatro espetáculos de seu repertório, realiza uma oficina de interpretação com Mário Bortolotto e Fernanda D'Umbra e promove a leitura de três textos inéditos de Mário Bortolotto. As leituras terão entrada franca.


ESPETÁCULOS:

Nossa Vida não vale um Chevrolet - de 10 19 de janeiro.
A história dos Irmãos Castilho, ladrões de automóveis que se envolvem com a mesma mulher. (o espetáculo, Prêmio Shell de Melhor Texto em 2000 fechou a mais recente edição do Rio Cena Contemporânea).

Texto, direção, sonoplastia e iluminação: Mário Bortolotto.

Produção: Fernanda D'Umbra

Elenco: Fernanda D'Umbra, Mário Bortolotto, Francisco Eldo Mendes, Gabriel Pinheiro, Laerte Mello, Aline Abovsky, Pablo Perosa e Paulo Jordão.



Diário das Crianças do Velho Quarteirão - de 24 de janeiro a 2 de fevereiro
Jaime, um saxofonista loser e Álvaro, um desenhista de histórias em quadrinhos, são dois amigos politicamente incorretos que passam as tardes tomando cerveja e falando mal de tudo e de todos. A amizade vai ser abalada com a entrada em cena de Tati, uma street girl por quem os dois se apaixonam. (Este texto foi indicado ao Prêmio Shell de Melhor Texto em 1998, ano de sua estréia).

Texto, direção, sonoplastia e iluminação: Mário Bortolotto.

Produção: Fernanda D'Umbra

Elenco: Eucir de Souza, Fernanda D'Umbra e Mário Bortolotto.



Vamos Sair da Chuva quando a Bomba Cair - de 7 a 16 de fevereiro Ângela é uma jovem produtora bem sucedida, típica nova mulher, que tenta manter um relacionamento com Hassim, um vagabundo incondicional, que embora a ame, não parece disposto a mudar de vida. Ângela tenta a todo custo e em nome de sua felicidade, reverter a situação.

Texto, direção, sonoplastia e iluminação: Mário Bortolotto

Produção: Fernanda D'Umbra

Elenco: Fernanda D'Umbra e Mário Bortolotto

E éramos todos Thunderbirds - de 21 a 23 de fevereiro
Quatro traficantes de maconha, losers de carteirinha, não conseguem vender droga nenhuma porque consomem todo o produto que deveriam vender, passam os dias esparramados num sofá tomando cerveja e assistindo MTV. Estão revoltados com o fato de sua emissora preferida não passar mais vídeo clips. Sofrendo de crise de abstinência de vídeo clip, um deles seqüestra uma performer por confundi-la com a Cantora Madona.

Texto, direção, sonoplastia e iluminação: Mário Bortolotto

Produção: Fernanda D'Umbra

Elenco: Fernanda D'Umbra, Mário Bortolotto, Joeli Pimentel, Aline Abovsky, Wilton Andrade e João Fábio Cabral.


ESPAÇO CULTURAL SÉRGIO PORTO

Rua Humaitá, 163 - Humaitá -Tel 2266-0896

DE 10 DE JANEIRO A 23 DE FEVEREIRO DE 2003

SEXTA E SÁBADO - 21horas

DOMINGO - 20 horas Ingresso: Cinco Reais

OBS: Apresentando o canhoto do ingresso de qualquer espetáculo ou show realizado pela Rio Arte no período de 10 de janeiro a 23 de fevereiro - desconto de 50% para outro espetáculo.

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO - GRATUITA

Mário Bortolotto e Fernanda D'Umbra ministram oficina de interpretação durante a temporada de seus espetáculos no Sérgio Porto. O Objetivo desta oficina é familiarizar os atores com a linguagem do Grupo Cemitério de Automóveis: interpretação realista, composição detalhada de personagens contemporâneos e urbanos.

Uma característica forte do Grupo é trabalhar com o palco vazio utilizando principalmente a relação dos atores com os elementos fundamentais da encenação: som, luz e espaço cênico. O ator dentro desta linguagem é co- autor da encenação porque imprime sua marca em um trabalho que depende basicamente de sua interpretação e da relação que ele estabelece com os outros atores, com a luz, o som e principalmente com o texto.

Com exercícios de texto e de improviso Mário e Fernanda conduzirão os alunos numa busca de personalidade em seus trabalhos de interpretação, aumentando seu domínio da cena e fugindo a toda velocidade dos clichês de interpretação.

A oficina será ministrada de quinta a domingo entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2003 no período das 15 às 18 horas no Espaço Cultural Sérgio Porto.

Público alvo: atores maiores de 18 anos com alguma experiência em teatro.

Seleção: não há critério de seleção, basta que se faça parte do público alvo.

Número de vagas: 20.

LEITURAS

Serão lidos três textos inéditos de Mário Bortolotto. Serão três quintas feiras de leituras com entrada franca sempre às 21 horas:

Dia 16/01 - O MÉTODO

Dia 30/01 - BRUTAL

Dia 13/02 - HOMENS SANTOS E DESERTORES


Nenhum comentário: