Seguidores desse blog

13.2.03


DEU NO JORNAL DO BRASIL, DE HOJE

Escola Carioca de Artes vai funcionar no Teatro Dulcina

RIO - As secretarias municipais do Trabalho e Renda e das Culturas são parceiras na criação da Escola Carioca das Artes, que vai funcionar no Teatro Dulcina. A proposta é fazer daquela casa de espetáculos um centro de formação de atores, produtores e outros profissionais especializados, como cenógrafos, roteiristas e iluminadores.
Em 30 dias um grupo de trabalho irá apresentar propostas para a utilização do teatro como espaço voltado para a capacitação e a qualificação de profissionais, sem prejudicar sua atuação nas áreas de cultura e lazer logo que terminar sua reforma. O Dulcina foi municipalizado em janeiro de 2002 e está localizado na Rua Alcindo Guanabara, na Cinelândia, Centro do Rio.

Caveira de burro

Não sei como poderá funcionar uma escola dessa amplitude naquele espaço. Conheço bem a estrutura daquele teatro. A idéia da escola de artes é louvável, mas porquê naquele espaço ? Como poderá funcionar simultâneamente como escola e casa de espetáculos? Uma das atividades vai ser prejudicada. Sem falar no espaço físico que não dá para abrigar uma escola com essa amplitude, mesmo que sejam utilizados as salinhas dos andares em cima do teatro que eram utilizados como depositos de cenários. O Teatro Dulcina sempre foi considerado uma "caveira de burro'', como são chamados os teatros que não fazem sucesso de público. Raríssimos espetáculos conseguiram atrair um bom público. Vários diretores passaram por lá com essa ingrata missão: levantar o Dulcina. Nem Dona Pepa Ruiz, que dirigiu com mão de ferro aquele espaço (O Grupo Asdrubal Trouxe o Trombone e eu somos testemunhas disso) conseguiu tal façanha. Não levo a menor fé nesse projeto. Para acreditar, só vendo.

Nenhum comentário: