Seguidores desse blog

5.6.03

"Shakespeare, a Justiça e a Cidadania" -- curso com a Bárbara

Falou no mestre bardo e falou Bárbara, só pode ser ela: a BÁRBARA HELIODORA. É o óbvio ululante como diria o nosso Shakespeare: Nelson Rodrigues. Pois é, esse lance é imperdível. Sabe-se lá quando na vida teremos uma oportunidade como essa.

Durante quatro semanas, sempre às quintas feiras, dias 5, 12, 26 de junho, e dia 3 de julho, das 18h30 as 20h30, curso livre e gratuito com a professora de teatro, crítica teatral do jornal "O Globo" e a maior autoridade em Shakespeare do País. O curso é uma promoção do Departamento Cultural da EMERJ - Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, sob a competente coordenação da atriz e psicologa Sílvia Monte que há dois anos vem desenvolvendo uma programação de atividades artísticas e culturais, visando estimular o diálogo entre o pensamento jurídico e as diversas áreas do conhecimento e da arte.

Foi lá no auditorio do EMERJ, no final do mês de março, que eu assistí "Novas diretrizes em tempos de paz", dentro da programação cultural dessa instituição, conforme eu já comentei aqui no blog.

Shakespeare, a Justiça e a Cidadania
O tema será desenvolvido em quatro encontros de duas horas com a seguinte programação:

5/6 – Introdução: a presença da idéia da justiça na obra de Shakespeare.
12/6 – Justiça e Misericórdia: a letra e o espírito da lei.
26/6 – A aplicação da lei e a participação do cidadão.
3/7 – A transgressão da lei natural na tragédia.
INSCRIÇÕES GRATUITAS

Bárbara Heliodora

Crítica teatral, doutorada em Artes pela Universidade de São Paulo, é professora titular aposentada da Universidade do Rio de Janeiro – UNIRIO. Desde 1980 é orientadora de alunos candidatos a Mestrado e a Doutorado da Universidade de São Paulo. É professora emérita da Universidade do Rio de Janeiro.
Especialista em Shakespeare, conceituada internacionalmente, desenvolve atividades diversificadas: docência, crítica teatral, ensaios, conferências em congressos internacionais e tradução da obra do dramaturgo.

Obras publicadas: A Expressão dramática do homem político em Shakespeare (1978) e Falando de Shakespeare (1997).
Tradução de mais de vinte peças do dramaturgo.

Inscrições e informações pelo tels. 2588-3368 e 2588-3366
EMERJ - Departamento Cultural
Av Erasmo Braga 115, 4o. andar - Centro - Rio de Janeiro

emerjcultural@tj.rj.gov.br

Nenhum comentário: