Seguidores desse blog

25.8.03

EVGEN BAVCAR -- O DON QUIXOTE QUE REGISTRA SONHOS

Acabo de chegar da exposição de fotografias e do lançamento do livro "O ponto zero da fotografia" de Evgen Bavcar, o fotografo, cineasta, pesquisador, teórico de arte, filosofo -- doutor em Filosofia da Estética pela Univ. de Paris, nascido em 1946 na Eslovênia, ex-Iugoslávia. Bavcar que mora em Paris, ficou cego aos 11 anos.
Estou ainda impactada. As fotos de rara beleza, um poema em cada foto. Os nus femininos são dos mais belos que eu vi em minha vida. Vendo essas fotos eu entendí o que ele disse há dois anos atrás quando esteve aqui para um ciclo de conferências no CCBB, e que eu tive o privilégio de assistir e anotar alguns trechos:
Quando faço retratos, dou às pessoas fotografadas a possibilidade de olharem para o infinito, por detrás da máquina fotográfica não existe controle, uma outra pessoa a todo momento a vigiar o olhar do outra. Disse mais:
Os homens jogam sempre com as imagens que captam das coisas. Eu ao contrário, capto imagens da transcendência, da escuridão, já que vivo imerso nela. Sou uma espécie de Dom Quixote que registra sonhos
Além da exposição, teve uma sessão especial do curta metragem "Os modelos". Outra surprêsa: uma fotografia e uma estética moderna, bons atores. Poderia ter sido feito por qualquer cineasta contemporâneo.

Bavcar é um jovem senhor de barbas grisalhas, muito simpatico e elegante, com aquela elegancia dos homens parisienses, terno preto, chapéu preto e um lenço de lã vermelho-vinho enrolado no pescoço, óculos claros, falou ao microfone, em bom portunhol apresentando a sua exposição, deu muitos autógrafos e entrevistas.
E esta escriba num ataque de timidez só foi ter coragem de se aproximar dele, no fim da festa, quando ele estava na última sala de exposição rodeado por algumas poucas pessoas, para pedir um autógrafo e conversar um pouquinho com ele. Ganhei um autógrafo e mais um cartão postal com sua foto e com dedicatória. Falei sobre a sua fala no CCBB, ele riu e completou: "Don Quixote era cego só tinha olhos para Dulcinéa e eu tenho olhos para os sonhos"

UPDATE: A exposição do Evgen Bavcar está na Galerias do Centro de Artes da FUNARTE, Rua da Imprensa, 16 -- mezanino do Palácio Gustavo Capanema.
De segunda a sexta-feira,das 10hs.às 18hs. Até 12 de setembro de 2003.

Amanhã, sexta-feira, às 11hs. o fotógrafo estará conversando informalmente com o público no SESC de Niteroi, e às 20hs. outro encontro informal com entrada franca, na Casa da Gávea.

Evgen Bavcar esteve ontem palestrando na Maison de France no ciclo de conferências "Muito além do espetáculo", organizado por Adauto Novaes, sobre o tema "Os enganos do visível", e na terça, em Curtiba, na abertura do evento nessa cidade. O ciclo acontece no Rio e em Curitiba e encerra no dia 25 de setembro.


Foto de Evgen Bavcar

Nenhum comentário: