Seguidores desse blog

19.9.03

Festa de Jongo no Quilombo de São José na Serra da Beleza

Dia 20, sabado, no Quilombo da Fazenda São José, na Serra da Beleza, distrito de Santa Isabel, no municipio de Valença, (interior do Rio de Janeiro) grande festa de jongo com missa afro, roda de jongo, baile de calango, roda de capoeira, etc. em homenagem à inesquecível MÃE ZEFERINA, a grande líder espiritual e dona do jongo do Quilombo de São José, falecida no último mês de julho, uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira.

O Quilombo da Fazenda São José da Serra é uma comunidade de 200 negros da mesma família que moram nessa terra desde a escravidão.

Todos os moradores vivem da agricultura de subsistência, em casas de barro com telhado de palha e preservam importantes manifestações da cultura afro-brasilieira como o jongo (dança de roda trazida de Angola pelos escravos considerada um dos pais do samba) e a umbanda.

Até seis meses atrás a comunidade não possuía luz elétrica. O candeeiro, o ferro à brasa e o fogão de lenha ainda fazem parte do cotidiano.

Informações pelos tels. 3852.0043 / 0053 ou 2531.9292.
e aqui no site do Jongo da Serrinha



Crianças da Escola de Jongo da Serrinha, numa aula.
Em tempo: Foi o Mestre Darcy da Serrinha (saudosa memória), o introdutor de crianças nas rodas de jongo, até então restritas aos adultos.

Nenhum comentário: