Seguidores desse blog

2.10.03



Hoje tem marmelada?
O Teatro Carlos Werneck no Atêrro do Flamengo iniciou na semana passada uma série de apresentações, homenagenando o circo. Passou por lá a Carroça de Mamulengos da família Gomide, um espetáculo absolutamente imperdível. Se eles estiverem ainda no Rio vale conferir.
No próximo domingo, 5 de outubro tem o grupo Metamorfaces outra companhia familiar e itinerante um casal e seus dois filhos traz o espetáculo CLOWN SHOW onde utiliza as técnicas de marionetes e mímica. A peça conta a história de Clown, personagem que através da mímica conta para as crianças o começo da sua vida nos picadeiros do circo. De sua mala Clown vai tirando diferentes objetos que lembram passagens de sua infância junto a seu pai, e de como foi aprendendo o seu ofício de palhaço. O espetáculo é estruturado em vários quadros cômicos.
E no domingo próximo vindouro, 12 de outubro é a vez do Circo Navegador uma companhia paulista de repertorio com dois espetáculos:
11hs. HOJE TEM MARMELADA
12hs. LAVOU TÁ NOVO
Com premiações de melhor espetáculo e melhor ator coadjuvante," Hoje Tem Marmelada" propõe um misto de resgate e homenagem aos palhaços do circo tradicional. A dupla de palhaços Dum-Dum e Surubin (Fernando Mastrocolla que assina também o roteiro e a direção, e Luciano Draetta) brindam o público com números tradicionais de circo -- acrobacia, malabares, mágicas e perna-de-pau. "Lavou Tá Novo", com direção musical de Celso Nascimento, é o resultado de uma pesquisa com a musicalidade espontânea nas situações cotidianas com elementos como vassouras, marmitas, baldes, e ainda, o sapateado e a percussão corporal. Os personagens são dois varredores de rua que ao criarem dificuldades na realização de suas tarefas diárias propõem a reflexão da automatização e mecanização das relações humanas.
TEATRO DE MARIONETES CARLOS WERNECK
Aterro do Flamengo, altura do n.o 300 da Praia do Flamengo
Lotação: 300 LUGARES
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
SEMPRE AOS DOMINGOS, SEMPRE ÀS 11H, SEMPRE GRÁTIS, COM SOL OU CHUVA.

UPDATE: O professor, diretor, ator e autor teatral, Carlos Cartaxo, leitor desse blog, e uma autoridade em cultura popular, mandou hoje ao forum de teatro, o email que eu transcrevo na íntegra:

Eu moro em João Pessoa, mas gostaria de estar no Rio de Janeiro, nesse
domingo 5, para assistir ao trabalho de bonecos que será apresentado pelo
grupo da Valéria. Parabéns pessoal! Mais um grupo que explora uma linguagem
tão rica.
Porém, me pergunto porque insistem em denominar Clown? Será se nosso idioma Latino perdeu forças, ou nos fazemos colonizados? Pallhaço, além de soar bem faz parte da raiz latina do nosso idioma.
Alguns me respondem: Se toque cara é a internacionalização, você precisa se tornar globalizado. Eu continúo com a dúvida: globalizado ou colonizado?
Como trabalho o popular, como essência de identidade cultural, fico
entristecido quando transformam nossos palhaços em ......bom quando eu
estiver em um pais de lingua inglesa pronunciarei...aqui continuo com os
lindos e charmosos PALHAÇOS.


Nenhum comentário: