Seguidores

31.12.03




Os três reis magos no desfile de Natal de Gramado

No último post do ano as imagens de um dos espetáculos mais belos e emocionantes que eu tive o privilégio de assistir com a m inha família no domingo passado em Gramado, o 18o. Natal Luz que há dois anos tem o apoio luxuoso -- na concepção -- do
Joãozinho Trinta.
Nunca imaginei um desfile de Natal com carro alegorico, desfile, tema etc. Este ano o tema foi o "Natal sob o olhar de uma criança", e a cidade mobiliza-se o ano todo para essa festa.
Op's tenho que parar por aqui ... o povo aqui tá animado, o Arthur (meu sobrinho de dois anos incompletos), sequestrou lá da cozinha uma garrafa de champanha fechada e trouxe até aqui para eu abrir, e a Isabella tá andando por aqui com duas taças de champanha para um ''brinde para Tia Ruth". Deu prá mim... vou para a farra...
Ponto alto do desfile, esses anjos em patins.

Carro alegorico do desfile de Natal projetado pelo Joãozinho 30,
em Gramado (RS), espetáculo belíssimo que atrai turistas na=
cionais e internacionais.

20.12.03


O palhaço PIRULITO e outros personagens do Teatro Infantil de Marionetes -- o TIM de Porto Alegre que está comemorando meio século de atividades em 2004.

Bah, Tchê!
Desde terça-feira, estou aqui no Rio Grande do Sul. Já estive em Porto Alegre e
participei de alguns eventos culturais, revi amigos, parentes etc e tais. Agora estou em Osório, a cento e cincoenta quilometros da capital, onde mora a minha mãe. Atualização do blog só quando eu sair do colinho de mamãe e o Arthur e a Izabella (meus sobrinhos
de dois e quatro anos) permitirem.







14.12.03

Diretor faz greve de fome para "salvar" o seu teatro
Um ator, diretor e proprietário de teatro, entrou em greve de fome para "salvar" o seu teatro, segundo ele, "ameaçado de morte pelo Ministério da Cultura que dividiu por dois a sua subvenção este ano, e a cortou para o próximo ano". Isso tudo está acontecendo num país de primeiro mundo onde os teatros são subvencionado pelo govêrno. Mais precisamente, na França. O diretor grevista Christian Le Guillochet, é proprietário do Teatro Lucernaire (Paris 6e.), um prédio que abriga duas salas de 120 e 130 lugares, 3 cinemas, um bar e um restaurante. Pobrinho ele, não? Protestando de barriga cheia, o talzinho esse.
Não satisfeito com a greve de fome, ainda colocou em cartaz no teatro de sua propriedade, uma peça com o sugestivo título "Subvençao". Esta peça escrita por um amigo dele, tem no seu enredo duas funcionárias do Ministerio da Cultura que tentam convencer um diretor de teatro a parar com uma greve de fome que dura vinte e três dias, e nessa negociação de uma hora, no fim o diretor cai morto.
O espetáculo é dirigido pelo próprio que alterna o papel principal com outro ator, e o grevista da fome pretende seguir esta greve até o esgotamento, mas o Ministério da Cultura está fazendo jôgo duro e diz que não vai ceder a pressões.

12.12.03

Cortejo lírico circense no Jardim Botânico
Amanhã, dia 13, às 17 hs, encerrando a semana que comemora o Dia do Palhaço e o Dia da Declaração dos Direitos Fundamentais do Homem, um encontro lírico-circense promovido por artistas e moradores do Jardim Botânico -- crianças e pais frequentadores da Pracinha Pio XI, e com o apoio de escolas do bairro.
O encontro contará com a apresentação de palhaços, mímicos, bonequeiros, pernas-de-pau e circenses em geral. Partindo do Colégio Cap/ UFRJ, o cortejo circense seguirá pela rua Conde Afonso Celso até a Praça Pio XI. Para compor o espaço do circo, foi criado o Projeto Cadeira Cativa -- banquinhos que começaram a ser pintados a cada encontro com as crianças na pracinha, aproveitando caixas de verdura do comércio local.
Á frente da organização e do projeto, Susana Fuentes, que eu conhecí no sabado lá na Praça dos Correios, assistindo a apresentação dos Arturos.

10.12.03

Hoje Dia do Palhaço uma homenagem ao palhaço Benjamin de Oliveira, o primeiro palhaço negro do mundo, e considerado por muitos entendidos o "Rei dos Palhaços" do Brasil. Nasceu em Minas em 1870, e faleceu no Rio em 1954. Benjamin foi vaiado nas suas primeiras apresentaçõesEstreou como palhaço no Circo Frutuoso Pereira, em Sampa pelos idos de 1889.

9.12.03


Alexandre Dantas e Marcos França em "Navalha na Carne"

Navalha na Carne em sessão especial
O Teatro do Pequeno Gesto convida a classe teatral para uma sessão exclusiva de "Navalha na Carne", de Plínio Marcos, com direção do Antonio Guedes, amanhã, quarta-feira, dia 10, às 21,00 hs.
Quem ainda não viu trate de ficar esperto, e ir logo assistir um dos melhores espetáculos do ano, como já disseram os críticos. Antonio Guedes (Tuninho Guedes que eu tive o privilégio de ser dirigida por ele em Peer Gynt) ousa todas com o talento e a competencia de quem conhece o seu métier, e o elenco afinadíssimo não fica nada a dever aos melhores atores que já interpretaram essa peça. Alexandre Dantas interpretando o cafetão Vado, a Helena Varvaki a prostituta Neusa Suely e o Marcos França no Veludo, conquistaram um público cativo e apaixonado que já assistiu várias vezes o espetáculo.
O espetáculo continúa em cartaz na Casa Rosa até o dia 20 de dezembro, sempre às sextas às 21:00h e aos sábados às 20:00h. No sábado, o ingresso dá direito a entrar na festa "Pessoas do século passado". A CASA ROSA fica Rua Alice n. 550, em Laranjeiras.
Lotação: 25 pessoas. Reserva esperta pelo tel: 9679-8077

8.12.03


Iemanja cubana.

Salve Cuba e a cultura yoruba!

En honor de los hermanos cubanos -- e meus queridos amigos do SOM3, Fatima Patterson a maior atriz cubana, Ramiro Herrero e Andrés Caldas e todos os integrantes do Cabildo Teatral da cidade de Santiago de Cuba, o gaiabero Faustino Ramos, a maravilhosa cantora Helena Burke, e ao "inenarrável" Carlos (da província de Camanguay), entre outros amigos cubanos -- estou postando aqui no aniversário do blog, a Yemaya de Yoruba, homenageando a cultura afro - cubana, e a afro-brasileira.




Parabéns, parabéns pelo seu aniversário!
Este blog foi criado no dia 8 de dezembro de 2001, e por incrível que pareça, até então nenhum maluco tinha postado nada sobre teatro, dança, circo etc & tal, em weblogs -- o hoje popular blog.

7.12.03

Las cosas aca se quedan mui peludas
Esse blog ta aprontando todas comigo. Esteve fora do ar o dia todo. Para completar, os teclados n'ao obedecem aos comandos digito um til sai um ponto, digito aspas sai um til e assim por diante.
Tenho um mont'ao de coisa pra postar, mas n'ao ta dando.
Ah, amanha, dia 8 de zembro, este blog completa dois anos de idade. Em termos de blogosfera, um blog veterano, e uma blogueira, idem.
Uma incensada de leve para melhorar o astral!

6.12.03

Viva a arte e a cultura afro brasileira
Estou em estado de graca. Meninos, eu vi -- ao vivo e a cores -- o cortejo ritual dos Arturos, da Comunidade dos Arturos da cidade de Contagem (Minas Gerais) que realiza uma das mais importantes manifestacoes culturais banto-catolicas do Brasil. o congado. Eles vieram ao Rio para se apresentar no evento Arte da Africa - Brasil, hoje na Praca dos Correios.
Vi ainda, a famosa performance tribalista da atrizVia Negromonte. no foyer do CCBB. Cantos, dancas e ritmos percussivos africanos, com a direcao, concepcao e voz da Via Negromonte. Uma artista da melhor qualidade. Adorei.
E completando os estados alegria, beleza e bem estar ao meu dispor naquela area do CCBB e Praca dos Correios, assisti o espetaculo do Marcio Libar, O Pregoeiro e o puro encantamento de ver o palhaco Cuti-Cuti.

2.12.03

Peça "perdida" de Ésquilo encontrada numa múmia egipcia
Uma tragédia grega de Esquilo, que se acreditava ter sido destruída quando houve o incêndio da biblioteca de Alexandria, no ano 48 AC, foi encontrada por arqueologos. Um autor grego trabalhou durante dez anos no projeto de adaptação e montagem, e a estréia mundial deverá acontecer em junho do próximo ano, no Chipre e na Grécia.