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19.9.04

HISTÓRIAS BONEQUEIRAS
Provavelmente o mais antigo grupo de marionetes da América Latina em atividade ininterrupta, o Tim - Teatro de Marionetes, grupo gaúcho que completa 50 anos no próximo dia 25, está sendo homenageado pelo Em Cena com uma exposição gratuita no mezanino da Usina do Gasômetro das 10h às 23h e apresentações hoje, amanhã e dias 25 e 26 no mesmo local, às 18h. Zero Hora conversou com Antônio Carlos de Sena, 63 anos, filho da fundadora do grupo, para relembrar algumas histórias dos 50 anos do grupo.
Da Escola ao Palco
O Tim - nome que antes correspondia à sigla Teatro Infantil de Marionetes e que depois virou nome mesmo - começou como experiência didática, em 1954, quando a então professora de artes do Colégio Duque de Caxias Odila Cardoso de Sena aprendeu em um curso a confeccionar marionetes para usar em aula. Os três primeiros, utilizados em breves esquetes na própria sala de aula, logo passaram a "atuar" em festas da família Sena e da vizinhança, no bairro Azenha, em que moravam na época.
Odila, hoje com 91 anos, continuou fazendo marionetes e logo o filho Antônio, 14 anos na época, e alguns amigos completavam a primeira formação do grupo. Os "atores", hoje em número de 80, foram todos confeccionados por Odila. A cabeça, esculpida em uma massa formada por serragem e cola artesanal. O corpo, moldado em arame e forrado com algodão e tecido. Detalhe: todos os 80 bonecos ainda usados pelo Tim são os mesmos feitos por Odila entre 1954 e 1961.

Rumo a São Paulo
A profissionalização do Tim se deu em 1958, quando Antônio Carlos e os três amigos viajaram a São Paulo em uma aventura artística. Sem nada agendado, puseram os bonecos na mala e rumaram à capital paulista para batalhar espetáculos e apresentações. Tiveram sorte. O amigo na casa de quem ficaram hospedados conhecia um produtor da TV Tupi, e o grupo foi parar na telinha, novidade recente no Brasil. A visibilidade da tevê ajudou a garantir um teatro para o grupo se apresentar por duas semanas, sempre com casa cheia.
- TV era algo de que a gente aqui só havia ouvido falar. Fomos conhecer o que era já dentro do estúdio, sendo entrevistados - conta Antônio.

Seu "Mário"
Ainda no começo dos anos 60, Antônio Carlos de Sena e os amigos que também formavam o grupo aproveitaram uma excursão pelo interior do Estado para divertirem-se em um baile.
Na manhã seguinte, o grupo faria um espetáculo em um cinema da cidade, e o jovem Antônio procurou o locutor do clube e se apresentou como "diretor do Teatro Infantil de Marionetes", pedindo para dar um recado sobre o show.
O locutor pediu a atenção de todos, chamou Antônio ao palco e anunciou com toda solenidade:
- Este é o Senhor "Mario Netes", diretor do Teatro Infantil que se apresenta amanhã.

Antônio e os amigos seguraram o riso e, elegantemente, evitaram corrigir o homem.

- O homem passou o baile todo querendo saber se Netes era um sobrenome italiano ou espanhol - relembra Antônio.

Na TV Piratini
A experiência na TV Tupi, em São Paulo, garantiu que o Tim fosse chamado em 1960 para um programa semanal na recém aberta TV Piratini, Canal 5. Nos heróicos tempos sem videoteipe, a cada semana o grupo tinha a missão de levar ao ar uma história diferente, aprendendo enquanto fazia. Antônio diz que data dessa época o real aprendizado do grupo em termos de roteiro e dramaturgia. Para o programa, dona Odila confeccionou novos personagens
Um dos integrantes do grupo era o hoje assessor especial para Assuntos Internacionais do governo Lula, Marco Aurélio Garcia. Antônio lembra, divertido, que foi Garcia o responsável pela "demissão" do grupo da Piratini em 1962, ao criar um roteiro que contava, com marionetes, a fracassada invasão americana à Baía dos Porcos, em Cuba, para derrubar Fidel Castro do poder.

- Naquela época, TV ao vivo e tal, a gente aprontava as coisas e com muita liberdade. Quando a direção viu, o programa já estava no ar.

Íntegra da reportagem publicada no jornal ZERO HORA de 18/setembro/2004.


O TIM na TV Piratini nos anos 60.O último da esquerda para a direita, esse gurizinho abusado de terno e gravata é o meu cunhado Antonio Carlos Sena, e atrás dele esse outro guri cheio de estilo, com o dedão no bolso, é o famoso ortopedista Dr Nelson Menda (diretor-proprietário do Centro Ortopédico de Ipanema). Ele conta sempre que a sua carreira de médico ortopedista começou nessa época, quando começou a manipular os bonecos de marionetes. Da manipulação das articulações -- as dobradiças do corpo humano, como diz a Mestra Angel Vianna -- dos marionetes, às dobradiças dos humanos, foi só a continuação da brincadeira.

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