Seguidores

30.10.04

Grupo LUME em temporada relâmpago no Rio
O Lume está apresentando desde ontem, seu novo espetáculo SHI-ZEN, 7 Cuias, criação do Grupo Lume com Tadashi Endo, no TEATRO CARLOS GOMES, (tels. 2224-3602 e 2232-8701) hoje às 21 hs, e encerra temporada amanhã, domingo, às 19 hs. Imperdível é pouco. Corram, e fiquem espertos porque amanhã, em todos os teatros da prefeitura, é cobrado um real, o prêço do ingresso. O espetáculo, estreiou na Alemanha em janeiro e tem participado de vários festivais nacionais. Esteve em temporada em São Paulo, onde recebeu três indicações para o Prêmio Shell (Iluminação, Música e Prêmio Especial para o grupo LUME pela continuidade da pesquisaem Teatro no Brasil).SHI = indivíduo ZEN = por exemplo SHI-ZEN = natureza
A encenação de "SHI-ZEN, 7 Cuias" é um jogo com as muitas possibilidades do teatro, da dança, da música e com a intersecção sutil destas distintas artes. Um jogo tocante, divertido e cheio de encantamentos e contrastes: sim e não, rápido e lento, feliz e triste, ruído e silêncio, luz e sombra. É também um jogo com contrastes culturais; a vitalidade brasileira e o minimalismo japonês, o teatro expressivo e a profunda emocionalidade arcaica da dança expressiva japonesa. É o encontro do Butoh com a teatralidade do trabalho desenvolvido pelo Lume.
É um espetáculo sobre o indivíduo e seu mundo interior e sobre como as relações são construídas com o que está fora, e sobre como a vida detodos os seres está conectada à natureza. "SHI-ZEN, 7 Cuias" éum espetáculo que fala do respeito à vida.
Sem texto, sem cenários, apenas os atores em cena, seus corpos pintados de branco, quase nus, contracenando com a luz e asombra, se equilibrando e desequilibrando, "SHI-ZEN, 7 Cuias" se vale deimagens e movimentos para compor um poema visual que se desenrola frenteaos olhos do espectador, levando-o a percorrer uma viagem de formas,cores, sons e sensações.


Ricardo Pucetti numa cena de "Shi-Zen 7 Cuias".
Um dos espetáculos mais belos que eu vi na vida.
O LUME é o LUME... n'est ce pas?

Nenhum comentário: