Seguidores desse blog

26.10.04

SEMANA NELSON RODRIGUES
A monumental obra de Nelson Rodrigues, o mais completo dramaturgo brasileiro do século XX, será objeto de investigação em cinco encontros, na Fundação Biblioteca Nacional, de 25 à 29 de outubro de 2004, com a curadoradoria da competente Suzana Vargas e produção do Estação das Letras. Durante a Semana Nelson Rodrigues, críticos, pesquisadores, atores, diretores de teatro e cineastas estarão mergulhados no universo daquele que é considerado marco da modernidade teatral brasileira. Serão analisadas suas principais peças ? classificadas como ?psicológicas?, ?míticas? e ?tragédias cariocas? ?, bem como suas transposições para o cinema.

Este evento foi produzido para o lançamento da nova edição do teatro completo de Nelson Rodrigues que, agora, tem seus 4 volumes apresentados por diferentes diretores que trabalham com o universo rodriguiano: Luiz Arthur Nunes (peças psicológicas), Aderbal Freyre-Filho (peças míticas), Marco Antônio Braz (tragédias cariocas I) e Antonio Guedes (tragédias cariocas II).

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
Palestra sobre o autor e a sua obra, por Victor Hugo Adler Pereira;
Exibição de documentário sobre a vida e a obra do autor;
Exibição em avant première do trailer de Vestido de noiva, com direção de Joffre Rodrigues;
Coquetel de relançamento da obra dramática do autor.

25/10 ? NELSON RODRIGUES:O HOMEM E A OBRA
A presença de Nelson Rodrigues na vida pública como cronista, dramaturgo e alvo de polêmicas. Sua participação em momentos cruciais para a definição dos rumos da vida cultural brasileira e aspectos gerais de sua monumental obra e biografia serão o tema deste primeiro encontro, que terá como conferencista o professor e crítico Victor Hugo Adler Pereira.

26/10 ? REALISMO E ANTI-REALISMO NOS DRAMAS PSICOLÓGICOS DE NELSON RODRIGUES
As formas de relativizar a realidade, a estilização, a deformação e a desconstrução como procedimentos dramáticos e o caráter revolucionário do realismo rodriguiano serão objeto de estudo neste encontro, que contará com as participações do professor e diretor teatral Luiz Arthur Nunes (UniRio) e do crítico e professor Flávio Aguiar (USP). Haverá também debate com parte do elenco do filme Vestido de noiva.

27/10 ? LIBERDADE IMAGINATIVA E UNIVERSALIDADE DAS TRAGÉDIAS CARIOCAS
As tragédias cariocas, analisadas em seu conceito histórico e geográfico, serão objeto desta mesa, que traz à discussão a universalidade e contemporaneidade do teatro rodriguiano, cujas peças têm uma cor local que se projeta para além da época em que foram escritas, permitindo encenações criativas na atualidade. A mesa será composta por Marco Antônio Braz e Antonio Guedes, ambos diretores com freqüentes incursões pelo teatro de Nelson Rodrigues. Haverá ainda a exibição de fragmentos de montagens dos dois diretores.

28/10 ? AS DORES DO MUNDO: O NELSON MÍTICO
As questões relativas às concepções de verdade e de subjetividade e sua relação com a construção do mito são os assuntos desta mesa. As principais influências na elaboração dos diálogos, derivadas da psicanálise, da filosofia e de uma nova concepção de montagem dramatúrgica, serão aqui elencadas. Para comentar tais aspectos do teatro de Nelson Rodrigues, estarão reunidos o diretor teatral Aderbal Freire-Filho e a professora Ângela Leite Lopes (UniRio).

29/10 ? NELSON RODRIGUES E O CINEMA
No encerramento da semana, uma seleção de adaptações da obra de Nelson Rodrigues para o cinema será comentada pelo crítico José Carlos Avellar. Nesse dia, teremos a participação especial da atriz Odete Lara, protagonista de Boca de Ouro, que falará sobre sua experiência ao interpretar os textos do dramaturgo.

Local:
Fundação Biblioteca Nacional
Espaço Cultural Eliseu Visconti - Auditório
Rua México, s/nº - Cinelândia
De 25 a 29 de outubro, às 18h

Interessados em receber certificado de participação devem ligar para (21) 3237 3947

Nenhum comentário: