Seguidores desse blog

22.8.08


Teatro Popular de Niteroi - mais conhecido como o Teatro do Oscar Niemeyer

É nessa escada que eu vou ...

Parte externa do Teatro Popular de Niteroi

Vou performar na escada em caracol no Teatro do Oscar Niemeyer

Meninos, eu vou apresentar a minha performance DIZINBOLSA na parte externa do Teatro Popular de Niteroi. Vou performar naquela maravilhosa escada em caracol (na foto acima) localizada na parte detrás do TPN - ao lado do bar.

É a primeira vez que esse espaço do prédio projetado pelo Oscar Niemeyer é utilizado para performance. Antes, nunca foi usado para qualquer outra manifestação artística. E, assim eu tenho a honra e o privilégio de estreiar um novo espaço cênico no Teatro do Oscar Niemeyer.

Historico da performance - do Estado Beckett à Dizinbolsa

DIZINBOLSA é um work in process da peça teatral Dias Felizes de Samuel Beckett, com um forte caráter de intervenção e/ou performance, e que se propõe a uma interação singular com o espaço e o público.

Em termos de linguagem cênica, "Dizinbolsa" pesquisa na prática as
possibilidades expressivas da performance baseada em objetos, tendo
como proposta cênica discutir questões como memória, identidade,
autenticidade e representação.

Esse trabalho teve um primeiro momento no ano passado, com outras pesquisas cênicas, com direção do bailarino, coreografo e diretor teatral Guto Macedo, e foi apresentado nas escadarias externas do Circo Voador no Projeto MOLA 2007, e nas escadarias do casarão da UNEI em Santa Teresa, no Arte de Portas Abertas, entre outros espaços, com o título de ESTADO BECKETT.

Em março, desse ano, eu continuei com o processo, incluindo outras pesquisas cênicas. Dessa vez,incorporando ao trabalho a performance com objetos, a partir de uma oficina com Nadam Guerra na EAV, no Parque Lage, eu criei DIZINBOLSA. Esse trabalho foi apresentado em maio no Parque Lage e no RioArtmosfera no mês junho.

Nenhum comentário: