Seguidores

26.6.08


Performances no Barracão Maravilha
O Barracão Maravilha Arte Contemporânea dedica um dia à execução de performances de artistas dos meios visual e teatral, discutindo a linguagem e apresentando ao público um dos poucos momentos no cenário carioca dedicados exclusivamente à arte da performance.
Durante o dia 28 de junho de 2008 o Barracão Maravilha receberá 15 performers convidados, promovendo um grande encontro entre estudantes, artistas e interessados na linguagem. Artistas:

Bianca Bernardo - Casulo

Chuva de Nanquin - Greve da Indústria do Entretenimento -Instantâneos
Réquiem
Daniella Mattos e Alexandre Sá - Xeque-Mate

Gabriela Mureb - Ponto de Vista/Ponto de Fuga

Kristofer Paetau - Le Déjeuner Sur L'Herbe - Hommage to Edouard Manet
Kiez Avantgarde Kunstschule, part II: The Punishment

Marcia Abrel e Rebeca Rasel - Sutura

Nadam Guerra - Paisagem Humana

Pilar Rocha - Perfis Provisórios

Pontogor - Madeira

Raquel Romero - Dolor de Sí, Placer de No

Roga - O Que está contido em Quem?

Rommel Cerqueira - Suor

Sol Providente - Performance Sonora
_______________________________

Mostra Performance
28 de Junho de 2008 - 17h
Barracão Maravilha Arte Contemporânea
Av Gomes Freire 242 - Centro do Rio

Fonte: Divulgação da Universidade Estacio de Sá - Universidart

24.6.08


Ruth Mezeck performando no Rio Artmosfera
Foto de Thomas Kaufman
Para quem não viu a minha performance DIZINBOLSA na sexta feira passada no
Rio Artmosfera, vou repetir agora
na próxima sexta, dia 27. Não vá ou se arrependerá para sempre...

UPDATE: Comunicado do Thomas Kaufman - o performer voador

Queridos Amigos do Rio Artmosfera

Nesta sexta-feira, dia 27 de Junho de 2008 terá o encerramento dessa temporada do Rio Artmosfera no
Art Hostel Rio, Rua Silveira Martins 135, Catete
Dessa vez com mais que 60 artistas participando.

Dois participações especiais: A performance Baldeação do Coletívo Líquida Ação, dirigida por Elo Brantes
e os convidaos especiais o grupo "Conexão Barrulho" de Eduardo Ribeiro
E muito mais atrações, música, performances e obras.

A programação completa está no Blog

http://rioartmosfera.blogspot.com/

No mesmo dia vai ser a despedida do Thomas Kaufmann, que se (temporariamente) retira do Artmosfera e do Rio de Janeiro, para voltar em outubro desse ano.

Aguardamos você
Mauriçio Theo
Thomas Kaufmann
e Artistas e Equipe

23.6.08

PERCEPTOS E AFETOS - A NOBRE ARTE DO PALHAÇO MARCIO LIBAR

Acontece que eu vivenciei, testemunhei muitas das historias narradas em "A Nobre Arte do Palhaço", e agora ao ler o livro, fui tomada por uma estranha, indizível emoção. Eu me estranhava, entrava em outro estado, e não sabia definir o tempo, a duração daquele momento, era só sensações - todas numa única, canalizando para um chôro compulsivo. e que eu logo identifiquei como uma experiência de Corpo sem Órgãos (teoria do Deleuze e Gattari, a partir de Artaud - "Como fazer para si um Corpo sem Órgãos?" em Mille Plateaux. Paris, Minuit, 1980, e tema da minha monografia na FAV). Experienciei esse estado nos relatos mais comoventes para mim, o do Festival de São José do Rio Preto e o nascimento do Cuti.
Novas percepções, cedendo a um processo de vida, criando novos afetos e percepções (perceptos e afetos no que se constitue o ser, a sensação conforme Gilles Deleuze ),ou novas percepções concentradas no percepto e intensificando o afeto.

Estava ainda pensando nesse barato que é se perceber nesse feixe de acontecimentos, e viajando nessa idéia, na tentativa de postar aqui as minhas impressões sobre o livro, quando encontrei por puro acaso (ou seria a sincronicidade do Jung) aqui em cima da mesa de trabalho, um caderno de anotações com esse pensamento do grande historiador inglês Edward Hallett Carr (1892/1982):

"Os fatos não falam por si". Falam quando alguém os aborda, ou seja: os fatos podem ser obrigados a falarem por quem os aborda, e a dizerem o que não podem dizer. Daí que se convencionou chamar de "versões" dos fatos.

E foi assim que na versão do Marcio para os fatos vivenciados por mim, eles falaram o que a minha versão deles até então não tinha alcançado em toda a sua dimensão, plenitude e grandeza. Proezas desse novo escritor. Aliás, esse danadinho, é um escritor nato.

AS MANHAS E ARTES DE UM ESCRITOR

"A Nobre Arte do Palhaço" aborda o desenvolvimento da arte circense no País, nas duas últimas décadas. Márcio Libar fala, dos seus mestres - do saudoso Nani Colombaioni - parceiro de Felini ao Palhaço Xuxu um dos fundadores da Intrépida Trupe e que influenciou toda uma geração na arte da palhaçaria, entre outros nomes importantes da arte circense nacional e internacional.

Esse livro impressionou-me profundamente pela generosidade do autor na exposição da sua vida pessoal e artística sem meias verdades,inteiro, nobre, bufão, palhaço, despudoradamente humano. Misturando sua vida pessoal com a vida de artísta, e muitas vezes de uma inesperada sinceridade ao narrar fatos de sua vida pessoal. E em outras, passa com a maior propriedade, de um estilo de narração refinado, e com uma reflexão intelectualmente sofisticada, ao mais escatológico dos comentários.

Até arrisco palpitar que ele traz para a linguagem literária, as técnicas da arte circense, na linguagem do palhaço, do bufão, da clownaria, da comédia, etc. arrancando boas gargalhadas do leitor.
Eu rí muito das cenas engraçadas, com a piada no tempo certo. Um Mestre.

Esse livro é leitura obrigatória não só para os artistas circenses, do teatro, da dança, para pesquisadores, etc. mas para todo o tipo de público. É uma historia real de vida, de arte, de movimento de um palhaço do século 21.



EM TEMPO:
Em temporada especial para divulgar seu primeiro livro, "A Nobre Arte do Palhaço", Márcio Libar apresenta o espetáculo "O Pregoeiro", todas as terças, às 21h, na Choperia Parada da Lapa.
Lá você encontra bom chopp, literatura e teatro numa tacada só! Quem já viu, leve os amigos! Quem já viu e não tem o livro... vá ver de novo e compre o livro! E quem estiver a fim de tomar um chopp, é só aparecer! Você escolhe como pagar o ingresso: R$30,00 (livro + espetáculo) ou R$ 15,00 (somente espetáculo).
A Choperia Parada da Lapa fica bem em frente aos Arcos da Lapa. Rua dos Arcos, 24, na Fundição Progresso. Para entrar na lista amiga, basta ligar para 2548-4339 ou 9359-0398.

20.6.08

DIZINBOLSA no RIO ARTmosfera

Pois é, queridos, estarei apresentando hoje a minha performance das bolsas.
Espero vocês lá no Rio Art Hostel, a partir das 20 hs. na Rua Silveira Martins, 135 - no Flamengo.
Todas as sextas feiras de junho vem rolando o coletivo de Arte Rio Artmosfera na produção artística do Thomas Kaufman - artista plastico e performer voador.
Para saber mais sobre o RIO ARTmosfera, na Revista Rio Show do jornal O GLOBO de hoje, tem uma reportagem especial intitulada Pintando o sete no velho casarão assinada pelo antenado reporter João Sette Camara.
Visitem o blog do RIO ARTmosfera, onde tem todos os detalhes das festas e um texto e fotos do Dizinbolsa.

O performer voador e a Noiva Açougueira
Ontem, na inauguração do CABARET CRU, em Botafogo, (para quem não sabe, fica na Rua São João Batista, 14 no PISTA 3), Thomas Kaufman, o anfitrião, produtor e apresentador do Cabaret, junto com a Noiva Açougueira, voou - literalmente, de cima de uma das mesas no fundo da platéia para a frente do palco, onde a incrível, a indizível Luiza Baratz se apresentava com a Banda Anfitriã. Surreal.
Aliás, meus queridos, vocês vão ouvir falar muito dessa banda que tem no vocal a Noiva Açougueira - agora vegan, segundo declarações da própria aos seus fãs e admiradores que lotaram ontem o mais novo point descolado da city.

14.6.08


PETER BROOK NO RIO COM SAMUEL BECKETT
Na quinta, sexta, sabado e domingo, de 26 a 29 do mês em curso,o Theatre des Bouffes du Nord, com sede em Paris, dirigido por Peter Brook vai estar apresentando três peças curtas de Samuel Beckett, "Fragments", no Teatro I do CCBB. Milagres existem. Mas eu só vou acreditar nesse milagre com os meus ingressos na mão.

Trata-se de montagem integrante do Festival de Teatro de Londrina,o FILO que este ano comemora 40 anos reunindo artistas da cidade e da região, grupos de renome nacional e mostra internacional de artes cênicas.

"FRAGMENTS" reúne cenas inspiradas em textos curtos de Samuel Beckett: o encontro do músico cego e o morador de rua em cadeira de rodas, que alcançam a condição de mútua dependência rabugenta; o drama sem palavras de duas personagens que oscilam entre a desconcertante alegria e a obstinada tristeza; a história de três idosas sentadas num banco de parque, reféns de uma situação: quando uma sai, as outras compartilham um segredo sobre ela. Ou ainda a mulher embalada na cadeira de sua mãe morta, escutando o som da própria voz enquanto gradualmente se despede da vida.

Essa notícia saiu na coluna do Macksen Luiz, quinta-feira, no Jornal do Brasil. Assim que eu lí tão auspiciosa notícia telefonei para o CCBB, e fui informada que os ingressos para a temporada estarão disponibilizados, a partir de terça-feira, dia 17. . Vou madrugar na fila. Para os espetáculos do Eugenio Barba no ano passado eu cheguei as sete da madruga e a fila já era considerável.

Teatro I
26 a 29 de junho
Quinta a domingo - 19h30
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Rua 1o. de março 63
Tel. 3808-2020
Ingressos á venda a partir de terça-feira, dia 17 de junho