Seguidores

26.7.09


Fabio Porchat, Xinran Xue ao centro, e as atrizes Fernanda Maia, Regina Gutman, Patricia Vasquez, Pollyana Rocha e Crhis Rudolph.
Dica de espetáculo: Palavras na Brisa Noturna

Inspirada no livro As Boas Mulheres da China, best seller da jornalista Xinran Xue, a peça Palavras Na Brisa Noturna reúne cinco monólogos feitos por cinco atrizes diferentes. As cenas foram criadas pelo ator, diretor e roteirista Fabio Porchat com base nos relatos verídicos do livro, que retratam o drama da mulher ao longo do século 20.

O título da peça é o nome do programa de rádio que a autora tinha na China e através do qual descobriu todas as personagens abordadas no texto. O espetáculo faz uma alusão ao cotidiano vivido por mulheres de todo o mundo, mas algumas referências remetem à China, como o vermelho no cenário e figurino, por exemplo.

Com direção do ator e diretor Fabio Porchat, os figurinos de Samuel Abrantes (um mestre dessa arte), cenario inspirado do Claudio Torres Gonzaga, e no elenco as ótimas atrizes Fernanda Maia, Patrícia Vazquez, Regina Gutman, Pollyanna Rocha e Cris Rudolph, num comovente trabalho de entrega à personagem.

Em homenagem à autora, as atrizes do elenco se apresentam com apenas uma unha das mãos pintada, costume adotado pela jornalista chinesa para atrair a atenção das pessoas e conseguir descobrir boas histórias para seus livros.

Fabio Porchat fala no programa da peça: "É inacreditável pensar que essas histórias são reais, que aconteceram e acontecem. O que mais me atraiu no livro de Xinran foram as inumeras imagens que surgiam na minha frente, como num filme, e eu podia ver o sofrimento delas. Eu espero que aqui, vocês vejam essas mulheres. Chinesas, iraquianas, brasileiras, nordestinas, cariocas, emfim, mulheres...

O espetáculo fica em cartaz até o dia 31 de agosto, sempre aos sabados, domingos e segundas àsd 20 hs. na sede da Cia dos Atores, na Lapa.

Nenhum comentário: