Seguidores

30.6.09

Em O Globo online João Saldanha, Paulo Caldas, Debora Colker e Ana Botafogo, falam da importancia e influencia de Pina Bausch na dança contemporânea.

Pina Bausch *27/ju1ho/1940 +30/junho/2009

A coreógrafa e bailarina alemã Pina Bausch morreu na manhã de hoje (30/06), aos 68 anos, na Alemanha. A notícia foi dada por um porta-voz do Tanztheater Wuppertal, companhia dirigida pela artista, que informou que ela soube que estava com câncer há apenas cinco dias.
Pina nasceu em 27 de julho de 1940, em Solingen, na Alemanha. Começou seus estudos em dança em 1955, na escola Folkwang, de Essen, e depois foi para Nova York. Regressou à Alemanha em 1962 para integrar a companhia de Kurt Jooss, onde começou a desenvolver a dança-teatro que revolucionou a forma de dançar e tornou seu trabalho admirado em todo o mundo. Desde 1973 ela dirigia o Tanztheater Wuppertal, com o qual dançou no último domingo (28/06).
Entre as produções mais conhecidas de Pina estão Komm tanz mit mir (1977), Keuschheitlegende (1979), Café Müller (1978) e a versão de A Sagração da Primavera (1975). Em 2007, ela ganhou o Prêmio Kyoto, em homenagem a sua obra, que rompeu as fronteiras entre dança e teatro. Em setembro está programada a vinda do Tanztheater Wuppertal a São Paulo, quando será apresentado o mesmo programa que a companhia trouxe ao Brasil em 1980 (primeira turnê brasileira), com Café Müller e A Sagração da Primavera.
Fonte: Revista idança

28.6.09

Brecht for ever!

Há homens que lutam um dia, e são bons;
Há outros que lutam um ano, e são melhores;
Há aqueles que lutam muitos anos, e são muito bons;
Porém há os que lutam toda a vida
Estes são os imprescindíveis

Bertolt Brecht

26.6.09

A viagem fantastica ao Festival dos Inhamuns
Você sabe em que lugar do mapa-mundi fica Inhamuns? E Tauá, Parambu, Quiterianópolis e Aiuaba? Não ? Nem eu, até receber o emeio do LICKO TURLE, militante dos mais ativos do teatro de rua e coordenador do grupo Tá na Rua, no Rio. Ele viajou ao Ceará para participar como convidado do I Encontro do Movimento de Teatro de Rua do Ceará, na semana retrasada.
Este evento ocorreu dentro do IV Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua que se espalhava pelas cidades de Tauá, Parambu, Quiterianópolis e Aiuaba, nos sertão dos Inhamuns, na cidade de Arneiroz, no Ceará. Um Brasil que o Brasil não conhece. Vale a pena ler o relato aqui no Artimanhas.

24.6.09

Diretores debatem dramaturgos contemporâneos na UFRJ

Na próxima sexta-feira o Fórum de Ciência e Cultura, o curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação e o curso de Cenografia e Indumentária da UFRJ promovem um debate entre diretores sobre dramaturgos contemporâneos.
Participarão do evento os diretores Enrique Diaz, Gilberto Gawronski, Felipe Vidal e Ivan Sugahara, que vão falar sobre as suas encenações de peças de Daniel Maclvor, Bernard-Marie Koltès, Tom Stoppard e Jean-Luc Lagarce.

Dia 26 de junho, sexta-feira, às 16:40h
Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ - Salão Moniz de Aragão
Av. Pasteur 250, Urca
Fonte: Revista Questão de crítica

23.6.09


Jandira Feghali e Angel Vianna, sendo entrevistadas na primeira fila do Teatro Angel Vianna, do Centro Coreografico, batizado com uma grande festa na segunda-feira, dia 22. De A a Z o povo da dança, do teatro, da músioa estava lá para homenagear Angel e vê-la dansar. O teatro super lotado, com as pessoas disputando cada pedacinho de chão e os mais descolados lotaram as cabines de música e som. Encontrei pessoas que eu não via desde o século passado. L'ambience era de festa total, dansa e alegria.

Essa menina linda de blusa verde é Tainá, sua neta, filha do Rainer Vianna.

Angel sentada na primeira fila, sendo entrevistada, e ao seu lado a Regina Vieira, a sua aluna mais antiga e a mais assidua do curso livre de expressão corporal.

Angel discursando e Jandira Feghali atenta.

Teresa Taquechel, diretora da Pulsar, Julieta Calazans, Carmen Luz e Jandira.

No canto à esquerda a professora Julieta Calazans, Carmen Luz e Jandira Feghali

Angel Vianna, antes de descerrar a placa comemorativa - ao alto.

Ontem, no batismo do Teatro Angel Vianna, Carmen Luz diretora artística do Centro Coreografico, a Secretária de Cultura Jandira Feghali e a nossa Mestra Angel Vianna.
Novarina em Cena
Abriu ontem, dia 22 no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no Salão Muniz de Aragão com a conferencia da diretora francêsa Claude Buchval, o projeto em homenagem ao autor e artista plástico francês, Valère Novarina. O evento prosseguirá nos mêses de julho e agosto com apresentação de peças no Teatro Glauce Rocha e SESC-Ginastico, mesas redonda e conferencias com entrada franca.
Dia 13 de julho às 19 hs. conferencia com a presença de Valère Novarina no Salão Muniz de Aragão da UFRJ - Av Pasteur, 250 Urca.
Dia 3 conferencia com o psicanalista Romildo de Rêgo Barros,
e no dia 4 de agosto uma mesa redonda com vários debatedores,
no mesmo horario e local
Dia 2 de julho no Teatro Glauce Rocha, as peças Como Vocês que habitam o tempo e no dia 9 de julho, ainda no GlauceRocha, Luzes do Corpo - O ator sacrificante.
Dias 16, 17 e 18 de julho Espaço SESC Ginastico,
A Inquietude, O Ateliê Voador e O animal do tempo. Essa ultima eu vi montada aqui com muito sucesso na interpretação da Ana Kfuri e direção do Tuninho Guedes.
Valère Novarina, nascido na França em 1947, atualmente é um dos autores contemporâneos mais encenados no mundo. Os textos Carta aos Atores e Para Louis de Funès, publicados em 1989, já foram traduzidos para o italiano, sueco, inglês, alemão, catalão e português.
A produção textual do autor não se insere na dramaturgia tradicional e propõe outras possibilidades de sentidos cênicos a serem explorados.

Maiores detalhes no blog Artimanhas

O companheiro Marcondes Mesqueu de longas jornadas teatrais e que tais é o diretor e criador desse evento do cartaz acima. E no elenco, a palhaça Edith DonDon companheira de algumas palhaçarias nas aulas das Marias da Graça e do coletivo LiquidaAção do qual eu fui participante. Não poderei comparecer. Tenho aulas aos sabados á tarde. Daqui o meu abraço e muita MERDA para vocês.

20.6.09


Batismo do TEATRO ANGEL VIANNA

Na próxima segunda feira, dia 22, às 19hs., o espaço cênico do Centro Coreografico da Cidade do Rio de Janeiro, vai ser batizado com o nome da Mestra Angel Vianna,
em uma homenagem com uma grande festa com a presença da Secretária Municipal de Cultura Jandira Feghali e apresentações de bailarinos e coreógrafos formados na Faculdade e Escola Angel Vianna e muitos outros artistas e admiradores.

Na ocasião, ANGEL VIANNA também participará do evento dançando sua mais recente criação: o solo ATEMPO - Comentário Corporal.

O evento promovido pelo Centro Coreografico faz parte da Semana Angel Vianna, uma homenagem à nossa grande Mestra que aniversariou no dia 17. Do dia 20 ao dia 25 de junho, estão programados espetáculos, oficinas, filmes, palestras, debates e performances.

Centro Coreografico da Cidade do Rio de Janeiro
Rua José Higino, 115 - Tijuca tels. 2570-1247 2268-7139

Programação completa da Semana Angel Vianna no Artimanhas

14.6.09

O Anjo de Pedra

Na próxima terça-feira, dia 16 de junho, às 18,30 horas,com entrada franca no IBEU de Copa - Av Copacabana 690 11o. and. a leitura pública da peça de Tennessee Williams O ANJO DE PEDRA, com adaptação e direção da atriz e diretora Maria Pompeu e tradução de Sergio Viotti. No elenco a atriz Angela Vieira e alunos formandos da Escola de Teatro da UNIRIO.

O ANJO DE PEDRA será a 51a. peça americana a ser lida no Centro Cultural IBEU de Copacabana. As leituras são uma das atividades do Drama Club dirigido por Maria Pompeu desde 1993.
Com direção de Maria Pompeu esse ano já teve a leitura de "A MORTE DO CAIXEIRO VIAJANTE, com ator Francisco Cuocco e alunos da CAL.

O ANJO DE PEDRA de Tennessee Williams estreou em 1948 na Broadway com o título de SUMMER AND SMOKE.O autor tinha pensado antes nos títulos "Mapa de Anatomia" e "As Excentricidades de um Rouxinol". A peça mostra a transformação física e mental dos dois personagens principais: a filha solteirona de um pastor e um jovem médico rebelde por quem ela se apaixona.

13.6.09

Encontro de Artes e Diferenças - Corpos Ímpares

Na programação de hoje (sabado) tem mesa redonda de 15 as 18 hs com Andrea Chiesorin, Alexandre Franco, Carmen Luz, Lucia Matos e Rogerio Andreolli debatendo Dança em Corpos Ímpares.

E um raro presente para o povo da arte e o público em geral, a Mestra Angel Vianna às 18,30 em uma apresentação especial "ATempo-Comentario Corporal" com musica e direção de Tato Taborda e imagens de Fernando Ramos.

D-Equilibrio, coreografia e interpretação de Marcos Abranches.

As 19 hs. Maria Alice Poppe em "Tempo Liquido", com música der Tato Taborda e coreografia de Mauricio de Oliveira.

Pulsar Cia. de Dança com direção e coreografia de Teresa Taquechel "Estudo para indefinidamente indisível" - estudo que traça um roteiro de possibilidades e variantes. Bolas infláveis permitem que os corpos vicenciem de forma intensa a transformação e a imprevisivilidade do movimento.

Ingresso gratuito. Senhas uma hora antes do espetáculos. Caixa Cultural da Almirante Barroso, 25.

Corpos Ímpares é um projeto da Pulsar Cia. de Dança, que propõe um novo olhar dentro da estética da dança, dirigido pela bailarina e coreografa Teresa Taquechel. Criada em 2000 no Rio de Janeiro, vem sendo considerada nos últimos anos uma referencia nacional e internacional no trabalho com arte, dança e deficiência. Desde sua criação, dedica-se à construção de obras coreográficas em dança contemporânea.

Amanhã (Domingo) no encerramento tem mais Angel Vianna como convidada na instalação performance ENDOBRANDO, e na mesa redonda das 15 as 18 hs com Beth Caetano, Paulo Azevedo, Paulo César Duque Estrada, Maria Celia Salgado e Teresa Taquechel debtendo o tema Arte HOJE PARA TODOS;


Às 18hs no Teatro de Arena da Caixa, uma instalação performance: ENDOBRANDO concepção e direção da Teresa Taquechel com a Pulsar e convidados.

Tem ainda mostra de videos e fotos - Cine 2, sessão contínua de videos de 13 às 20hs e um video com as imagens capturadas durante as oficinas de dança do evento.
No final da programação, um coquetel de encerramento.

11.6.09


I SEMINARIO LATINO AMERICANO DO NEPAA:
PERFORMANCE, JOGO E FESTA - UNIRIO
Dias 15 e 16 de junho. Programação aqui no blog Artimanhas.

9.6.09


Programação aqui no site da PULSAR Cia. de Dança Contemporanea, dirigida pela Teresa Taquechel. Um presente raro para o povo da dança, teatro e o público em geral.