Seguidores

27.7.09


PINA BAUSCH no video e no cinema vai acontecer no Teatro Angel Vianna do Centro Coreografico do Rio de Janeiro - Rua José Higino, 115 esquina da Av. Maracanã, na Tijuca. do dia 30 de julho (quinta) ao dia 2 de agosto (domingo) com entrada franca. Maiores informações nos tels. 2570-1247 / 2268-7139.

26.7.09

Ciclo de Leituras no Teatro Princêsa Isabel

Dando prosseguimento ao Ciclo de Leituras do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga, na próxima segunda, dia 27, às 20 horas, com entrada franca, vai ter a leitura dramatizada da peça Inferno no Paraiso, de EVA PROCTER, no Teatro Princesa Isabel, Av. Princesa Isabel, 186 - Leme.
No elenco, Gina Teixeira, Marcos Toledo, Lula Medeiros, Antonio Dias, Beatriz Pena, com a direção de Luiz Oswaldo.
Após a leitura do dia 27, será comemorado o aniversário da atriz Gina Teixeira.

Fabio Porchat, Xinran Xue ao centro, e as atrizes Fernanda Maia, Regina Gutman, Patricia Vasquez, Pollyana Rocha e Crhis Rudolph.
Dica de espetáculo: Palavras na Brisa Noturna

Inspirada no livro As Boas Mulheres da China, best seller da jornalista Xinran Xue, a peça Palavras Na Brisa Noturna reúne cinco monólogos feitos por cinco atrizes diferentes. As cenas foram criadas pelo ator, diretor e roteirista Fabio Porchat com base nos relatos verídicos do livro, que retratam o drama da mulher ao longo do século 20.

O título da peça é o nome do programa de rádio que a autora tinha na China e através do qual descobriu todas as personagens abordadas no texto. O espetáculo faz uma alusão ao cotidiano vivido por mulheres de todo o mundo, mas algumas referências remetem à China, como o vermelho no cenário e figurino, por exemplo.

Com direção do ator e diretor Fabio Porchat, os figurinos de Samuel Abrantes (um mestre dessa arte), cenario inspirado do Claudio Torres Gonzaga, e no elenco as ótimas atrizes Fernanda Maia, Patrícia Vazquez, Regina Gutman, Pollyanna Rocha e Cris Rudolph, num comovente trabalho de entrega à personagem.

Em homenagem à autora, as atrizes do elenco se apresentam com apenas uma unha das mãos pintada, costume adotado pela jornalista chinesa para atrair a atenção das pessoas e conseguir descobrir boas histórias para seus livros.

Fabio Porchat fala no programa da peça: "É inacreditável pensar que essas histórias são reais, que aconteceram e acontecem. O que mais me atraiu no livro de Xinran foram as inumeras imagens que surgiam na minha frente, como num filme, e eu podia ver o sofrimento delas. Eu espero que aqui, vocês vejam essas mulheres. Chinesas, iraquianas, brasileiras, nordestinas, cariocas, emfim, mulheres...

O espetáculo fica em cartaz até o dia 31 de agosto, sempre aos sabados, domingos e segundas àsd 20 hs. na sede da Cia dos Atores, na Lapa.

16.7.09

Convite para matar, de Daltro Ribeiro é a segunda leitura dramatizada do I Ciclo de Leituras do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga, no dia 20 de julho (próxima segunda-feira), às 20:00 horas, no Teatro Princesa Isabel, Av. Princesa Isabel, 186 - loja A, Copacabana. Entrada franca.
No elenco, os atores atores Helton Cury, Sérgio Vianna, Renata Lima, Bernardo Demaria Brum, Mariana Araújo, David Gutierres e Nielson Roças. A direção é do autorda peça.
Leituras dramatizadas
Todas as segundas feiras,às 20 horas, do dia 13 de julho até 31 de agosto, leituras dramatizadas de textos teatrais, no I Ciclo de Leituras do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga. Entrada franca, no Tetro Princêsa Isabel - Av. Princesa Isabel 186 - Leme.
13 de julho – “BONECA CHIQUINHA”(ou “O Sonho de Chiquinha”) de LULA BASTO

20 de julho – “CONVITE PARA MATAR” de DALTRO RIBEIRO

27 de julho – “INFERNO NO PARAÍSO”de EWA PROCTER

03 de agosto – “PRÓXIMO ATO, SUSPENSE”de RAIMUNDO ALBERTO

10 de agosto – “CONVERSA INCONSEQUENTE NUMA TARDE MORNA DE DOMINGO”de RICARDO MEIRELLES

17 de agosto – “BORBOLETAS DE MOLIÈRE”de HERSCH BASBAUM

24 de agosto – “A REDESCOBERTA DA AMÉRICA” de MARIA HELENA KUHNER

31 de agosto – “FLAGRAMENTOS” de SÉRGIO FONTA

15.7.09

II FESTIVAL CONTEMPORÂNEO DE CENAS CURTAS

Na próxima sexta-feira, dia 17, às 21,30 hs. na sede do Teatro Contemporâneo na Conde de Iraja 253, em Botafogo, terá início a segunda edição do Festival Contemporanero de Cenas Curtas, e na sua segunda edição, em parceria com o Espaço Tápias Escola de Dança. O Festival de Cenas Curtas, segundo os seus organizadores, tem o objetivo de abrir espaço para novas idéias, novas propostas, e principalmente voltado para os novos artistas desconhecidos de todo o Brasil.
O Festival antenado com as tendencias contemporâneas vai mostrar trabalhos nas areas de dança, teatro, poesia e performances.
O Festival de Cenas Curtas foi idealizado e produzido pela Cia de Teatro Contemporâneo. A companhia criada em 1998 pelo ator, autor, diretor, professor de teatro, DINHO VALLADARES. O Dinho é um jovem corajoso que ousou além de manter por vários anos um teatro de repertorio com a sua companhia, decidiu criar um espaço teatral nessa nossa cidade, tarefa destinada aos raros e benditos audaciosos.
E, em 2004, a Cia. de Teatro Contemporâneo adquiriu a sua sede própria - um velho casarão de 1910, na Rua Conde de Irajá 253, entre as ruas Voluntários da Patria e São Clemente, em Botafogo.

DIZINBOLSA, foi selecionado para apresentação no II Festival de Cenas Curtas, e esta blogueira vai apresentar na sexta-feira, dia 17, a primeira parte do trabalho que foi apresentado no Festival de Curitiba. Fica aqui o convite para os amigos, leitores, os meus seguidores aqui do Rio. Sorry periferia... (como diria o Ibrahim Sued) mas este weblog já tem nove seguidores.

Aqui no site da Cia. de Teatro Contemporâneo, todos os detalhes de horários e preços etc. e tal.

4.7.09

de trabalho e vida ...

Esse é o inspirado título do e-mail de divulgação da Oficina de Redação para Todos que será ministrada pela dramaturga, jornalista e roteirista ISIS BAIÃO, uma das maiores autoras desse País premiada aqui e no Exterior. Entre as premiações, mereceu uma na Grecia, o "Onassis International Cultural Competitions - Theatrical Plays”, com a peça Casa de Penhores, que concorreu numa tradução para o francês, intitulada Mont-de-Piété. Do concurso participaram 1.470 autores de 76 países.
Com muito bom humor ela está divulgando a oficina entre os seus amigos e admiradores:
"... não é fácil conseguir-se emplacar um curso ou oficina neste balneário, sem um patrocinador ou a participação de alguma celebridade (ainda que seja um Big Brother da primeira geração...)"
E esta blogueira sua fã e admiradora, desde a sua primeira montagem nos anos 70, o Instituto Naque de Quedas e Rolamentos, recomenda sem reservas para todos os interessados. E, principalmente para todos os blogueiros interessados em conquistar leitores para os seus blogs. E corram por que são só 15 vagas por turma.

Oficina da Redação para Todos com Isis Baião

Escolha a sua turma:

Às segundas, das 19 às 21 h - De 10 de agosto a 16 de novembro

Às quintas, das 15 às 17 h- De 13 de agosto a 29 de outubro

Às sextas, das 10 às 12 h - De 14 de agosto a 30 de outubro

Duração 3 meses Carga horária total 24 horas
Número de vagas 15 Investimento R$ 180,00 mensais

Local “L’Art de Vivre” – Rua Sorocaba, 264 - Botafogo
Telefones p/ inscrição 2527-6005 / 2266-6470 (de 8 às 21 h)

Apresentação
Expressar pensamentos e sentimentos através da escrita parece tarefa difícil para um grande número de pessoas. E, no entanto, a escrita é fundamental na vida de todos nós. Precisamos dela na vida pessoal e profissional. Precisamos dela para fazermos da carta de amor ao concurso público, até porque é mais fácil “vender o peixe” quando bem apresentado...

Objetivos
. Desenvoltura e criatividade na escrita;
. Dar aos participantes as noções básicas da fluência na linguagem escrita;
. Orientá-los no treinamento em diversos tipos de redação.

Temário
. Pode-se expressar um pensamento de várias maneiras também na escrita. Diversos fatores determinam a qualidade do texto, entre eles, a originalidade;
. A narrativa simples e subjetiva do bilhete e da carta;
. A força da palavra dentro de um contexto e a importância da riqueza vocabular e da clareza;
. A objetividade da notícia jornalística;
. A dissertação sobre um tema qualquer (como desenvolver e desdobrar idéias);
. Leitura de textos diversos (dos jornais e da literatura);
. Exercícios e/ou avaliação de trabalhos em todas as aulas.

A Orientadora
ISIS BAIÃO é jornalista e dramaturga, com uma vasta obra teatral e três livros publicados. É detentora de um prêmio internacional de dramaturgia, o “1997 Onassis Internacional Cultural Competitions – Theatrical Plays” (Grécia), estando entre os sete dramaturgos no mundo a receber o prêmio naquele ano.
Melhores informações: http://www.isisbaiao.com