Seguidores

6.11.11

ISIS BAIÃO EM DOSE TRIPLA

Nessa segunda-feira, dia 7, às 20 h, a peça da premiada autora teatral Isis Baião, De Amor e Pequenos Assassinatos (eu iria ver essa peça só por esse título, mas conheço e admiro a obra da autora) fechará o II Ciclo de Leituras Dramatizadas do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga, no Teatro Princesa Isabel.

"De Amor e Pequenos Assassinatos" é formada por duas comédias curtas, que têm em comum um dos mais queridos e antigos temas da humanidade, o amor, sendo que numa delas há também um pequeno assassinato...

A leitura será dirigida por Sebastião Lemos, que estará também no elenco ao lado de Marcos Breda, Patrícia Pinho e Anja Bittencourt.

Teatro Princesa Isabel - Av. Princesa Isabel, 186 - loja C
Horário: 20:00 horas – Entrada franca

E, na próxima quarta-feira, dia 9 às 19 hs. o lançamento de Mara Rúbia, a loura infernal, de Isis Baião e Therezinha Marçal, que sai pela Aeroplano Editora. O livro fala da trajetória pessoal e artística de uma mulher luminosa, que veio de Belém do Pará, nos anos 40, fez carreira no Teatro de Revista e se tornou uma celebridade nacional.

Heloisa Buarque de Hollanda escreve na contracapa: “Em cena aberta, o Teatro de Revista e sua vedete maior, Mara Rúbia. Nos bastidores, a loura infernal, seus afetos, seus amores, sua imbatível alegria e os caminhos de uma longa carreira pelo teatro, cinema e televisão brasileiros.”

E Artur Xexéo afirma no prefácio: “Por tudo que realizou, Mara não merecia o esquecimento a que foi relegada. Com este livro, ela retorna ao posto que sempre foi dela: o de estrela. Mara Rúbia voltou a brilhar.”

Dia 9 de novembro de 2011, às 19h
Blooks Livraria (Galeria Unibanco Arteplex), Praia de Botafogo, 316, Botafogo RJ

Maiores informações: www.isisbaiao.com

Fonte: release do Instituto Cultural Chiquinha Gonzaga e da Aeroplano Editora.

3.11.11

No site do Théâtre du Soleil, fotos, mapas do local, onibus, vans, metrô, etc. todas as informações para chegar ao HSBC-Arena, onde será realizado o espetáculo, e mais os filmes as oficinas do Soleil no SESC_Copa. Fiquem espertos porque ainda tinham ingressos à venda a partir do dia 1 de novembro.
Enfin, du Brésil… des nouvelles des Naufragés du Fol Espoir…

Nous avons terminé avec beaucoup de joie et d’émotion notre première série de représentations brésiliennes, à Sao Paulo, chez nos amis du SESC. Notre décor s’achemine maintenant vers Rio de Janeiro où nous jouerons du 8 au 19 novembre. Puis nous rejoindrons Porto Alegre où nous jouerons dans le cadre du Festival Porto Alegre Em Cena du 5 au 11 décembre 2011. Enfin, notre caravane traversera la Cordillère des Andes pour arriver à Santiago du Chili où nous jouerons, invités par le festival Santiago a Mil, du 4 au 22 janvier 2012.

À bientôt, à tout de suite.

Le Théâtre du Soleil


No site do Théatre du Soleil lettre da sua diretora, Ariane Minouchkine.
THÉâTRE DU SOLEIL, enfin chez nous>.

Uma foto de cena de "Woyzeck" com a atriz Rosa Felix interprete do personagem título.

CPT da Esola de Belas Artes da UFRJ
apresenta
W O Y Z E C K de Georg Büchner, em duas unicas apresentações, no Teatro da Cia. dos Atores, na Lapa, dias 21 e 28 de novembro às 19,30 hs (segunda feira), com direção de ANTONIO GUEDES, um dos mais talentosos diretores do teatro contemporâneo, criador e fundador junto com a Fatima Saadi do grupo Teatro do Pequeno Gesto que completou neste ano 2 décadas de profícua existencia. Tamanha façanha é digna da maior admiração e todos os aplausos.

Escrita pelo alemão Georg Büchner, esta peça conta a história de um homem vitimado pela loucura e pela miséria. Woyzeck é um drama inovador, no qual não encontramos a tradicional divisão em atos e cenas: há uma sucessão de quadros com grande autonomia estrutural que leva à dispersão da ação, do tempo e dos espaços dramáticos. Um paradigma do drama de forma aberta, em oposição ao clássico fechado e regido por um conceito de unidade e totalidade.

Nesta montagem, o diretor Antonio Guedes explora a idéia de um Woyzeck reflexivo que mergulha na frase que se repete à exaustão nesta adaptação: “Todo mundo é um abismo... e se caíssemos lá dentro, do abismo?”.

Numa pesquisa visual tendo uma projeção que se integra com a iluminação do espetáculo. O espetáculo fez uma série de apresentações na Escola de Belas Artes da UFRJ, e agora apresenta-se na Cia. dos Atores. Depois dessas apresentações pretende apresentar-se em outros espaços culturais e percorrer algumas universidade públicas do país com esse espetáculo.

O Centro de Produção Teatral (CPT) nasceu da necessidade de expansão das pesquisas
teatrais realizadas pelo diretor Antonio Guedes e do potencial demonstrado pelos alunos do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes/UFRJ. Desde 2007, Antonio Guedes organiza trabalhos práticos com os alunos, realizando eventos e apresentações de espetáculos dentro e fora da universidade

W O Y Z E C K de Georg Buchner com direção de Antonio Guedes
Local: Teatro da Cia. dos Atores
Rua Manoel Carneiro, 12 - Lapa
Tel. 2242-4176
Preço da entrada: R$10 e R$5
Data: 21 e 28 de novembro de 2011
Horário: 19h30 hs.
Classificação: 14 anos


ELENCO:
Rosa Felix – Woyzeck
Beatriz Condini – Marie
Guto Urbieta – Capitão e Senhor
Dudu Fádel – Médico, André e Narrador

FICHA TÉCNICA
TEXTO ORIGINAL Georg Büchner
ADAPTAÇÃO e DIREÇÃO Antonio Guedes
CENOGRAFIA Bosco Bedeschi
FIGURINO Alessandra de Oliveira
Bárbara Boaventura Friaça
ILUMINAÇÃO Erika Nascimento
TRILHA SONORA Antonio Guedes
PESQUISA DE ILUMINAÇÃO Turma de TEC IV – 2010/2
ASSESSORIA TEÓRICA Dinah Cesare
COTEJAMENTO COM O ORIGINAL ALEMÃO Flora Tarumim
ASSISTENTE DE DIREÇÃO Duanny Dantas
ASSISTENTE DE CENOGRAFIA Erika Nascimento
ASSISTENTE DE ILUMINAÇÃO Bosco Bedeschi
FOTOGRAFIA Hoton Ventura
PROGRAMAÇÃO VISUAL Frederico Arêde
PRODUÇÃO EXECUTIVA Gloria Regina
DIVULGAÇÃO Kenny Neoob

Fonte: Release da divulgação da peça.