Seguidores desse blog

29.12.02



ANJOS DO PICADEIRO -- A CELEBRAÇÃO DO RISO E DA ARTE DO ENCONTRO

Anjos do Picadeiro é um Encontro Internacional de Palhaços que se realiza no Brasil a cada dois anos, um grande congresso de circo, teatro e comicidade popular que reúne centenas dos mais importantes artistas/cômicos e estudiosos provenientes das ruas, circos, universidades e cabarés de várias partes do Brasil e do mundo.

Acreditando na importância de um espaço para discussão das criações artísticas, realizamos o encontro pela primeira vez em 1996, no Rio de Janeiro, em iniciativa independente, para comemorar os dez anos de atividades do Teatro de Anônimo. Graças a participação de parceiros que o grupo cultivou ao longo de seus 10 anos de existência, criou-se assim, um espaço de reciclagem, intercâmbio, qualificação e requalificação profissional, investindo na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Em sua primeira edição, Anjos do Picadeiro, homenageou Benjamim de Oliveira, o 1º palhaço negro do mundo e, segundo algumas fontes, um dos ícones da artes cênicas no Brasil, criador do Circo-Teatro Brasileiro.
A grande estrela do encontro foi a generosidade, o desejo de artistas se reunirem para discutir e trocar experiências de seus diferentes processos de criação, realizar oficinas de aperfeiçoamento, apresentar seus espetáculos e confrontar idéias e metodologias.



Participantes

Parlapatões Patifes e Paspalhões (SP),
Grupo Lume (SP), Gabriel Guimard (SP),
Luís Carlos Vasconcelos (PB), Antônio Nóbrega (SP),
Irmãos Brothers (RJ), As Marias da Graça (RJ),
Cia. do Público (RJ), Trampolim (MG), Armatrux (MG),
Beti Rabetti (RJ), Alice Viveiros de Castro (RJ),
Santiago Galassi (Argentina) e Toto Fabris (Italia).







ANJOS DO PICADEIRO 2 -- O Oficio de Ser Palhaço


A segunda edição teve a oportunidade de verticalizar as discussões sobre a verdadeira arte do palhaço, o riso e as relações pertinentes ao fazer rir.

Espetáculos, oficinas e debates, tomaram as ruas, o SESC de São José do Rio Preto e o SESC Ipiranga, e tornaram essas cidades, por alguns dias, a capital do riso, proporcionando ao grande público, momentos singulares de alegria e poesia, dado o grau de excelência e dedicação que seus participantes conferem à sua arte.

A grande homenagem foi à uma memória viva: a família Nani Colombaioni - representantes da quinta geração Colombaioni cujas origens remontam a Commedia dell'Arte , e no encontro foram referência para as discussões sob o ofício de ser palhaço. Nani Colombaioni, parceiro de Federico Fellini nos filmes I Clowns, La Strada e Amacord foi uma das principais atrações do evento.

Como resultado final do encontro fizemos a Revista Anjos do Picadeiro 2 , mais uma vez com a preciosa parceria do SESC , onde artistas e intelectuais registraram suas reflexões e pensamentos em conjunto com uma belíssima memória visual de Celso Pereira. Outro surpreendente resultado foi o vídeo produzido pela TVE, com depoimentos e cenas dos espetáculos do "Anjos" que lá estiveram.













ANJOS DO PICADEIRO 3 -- O PALHAÇO E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS ALEGRE, AFETIVA E GENEROSA


Na terceira edição do Anjos do Picadeiro tivemos como tema "o palhaço e a construção de uma sociedade mais alegre, afetiva e generosa ."


Como havia prometido aí está o primeiro da Revista Anjos 3, difícil foi escolher qual, modestia à parte, a revista está uma delícia de ler, de apreciar. Tá valendo ter na mão, no banheiro, no escritório, no consultório, no quarto , na sala e na cozinha. Porque além das maravilhosas fotos de Celso Pereira tem Chaco Vachi, Alice Viveiros de Castro, Verônica Tamaoki, Paulo Meríssio, Edmundo Pereira entre outros .

E o escolhido foi... A entrevista com Leo Bassi, MARAVILHOSA.

E é com grande satisfação e orgulho que os deixo saboreando esse pedacinho da REVISTA ANJOS DO PICADEIRO 3.

Shirley Britto



Aqui você encontra a Revista Anjos do Picadeiro 3

Livraria Mario de Andrade
R. da Imprensa, 16 - Térreo - Centro

Livraria Carlos Miranda
Av. Rio Branco, 179 - Centro

Cine Clube Estação Botafogo
R. Voluntários da Pátria, 88 - Botafogo

Espaço Unibanco
R. Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo

Livraria Museu da República
R. do Catete, 153 - Catete

Centro Cultural Banco do Brasil
R. 1º de Março, 66 - Centro

























Nenhum comentário: