Seguidores desse blog

21.8.03

Potins teatrais

1. As cuecas verdes e as cuecas pretas do Gerald - Gerald Thomaz mostrou as partes para os músicos da Orquestra do Teatro Municipal. Estes foram privilegiados com a parte frontal, quando de frente para os músicos arriou as suas cuecas -- verdes -- e depois virou de costas para a platéia, deixando á mostra a sua dérrière. A performance de Gerald Thomaz aconteceu no palco do Teatro Municipal como já foi amplamente noticiado, depois da apresentação de Tristão e Isolda sob a sua direção, quando metade da platéia o aplaudia e a outra vaiava. Além disso, do balcão nada nobre vinham gritos de "vigarista", etc. e tals não faltando o clássico xingamento à mãe do diretor.
Depois do espetáculo, no camarim, ele recebeu os cumprimentos de vários amigos. Entre eles, a sua ex-namorada, a Giulia Gam, que comentava ter gostado da ópera mas das cuecas verdes, não. Ao que ele retrucou prontamente: as pretas estavam todas lavando.

2. Flash Mob dirigido pelo Gerald na Central do Brasil - Comenta-se nos bastidores que o famoso diretor vai organizar o segundo Flash Mob carioca. Os participantes vão mostrar as partes na Central do Brasil, as seis horas da tarde. Os atores do Teatro do Oprimido não serão convidados. Eles podem estragar a festa confundindo com a técnica do Teatro Invisivel, e o evento tomar rumos inesperados. Esta escriba está na torcida para ser convocada. Vou chamar os meus colegas que ralaram comigo o ano passado todo lá na UNIRIO no curso de bufão, e ainda não conseguimos apresentar o nosso trabalho porque não saiu a verba que concorríamos para tal.

3. Flash Mob carioca disfarçou-se de intervenção urbana - E o primeiro Flash Mob do Rio foi organizado por um diretor teatral que chamou o evento de "intervenção urbana" para disfarçar a idéia importada de gringo. E ainda ameaçou continuar as "intervenções" até outubro -- no dia do aniversário do Che Guevara conforme declarou à imprensa chamada para a cobertura do evento. O JotaBe e O Globo deram a matéria sobre o evento com foto na primeira página, mas não informaram uma linha siquer sobre a trajetória do diretor teatral Marcus Faustini. Até descobrir quem era o tal do diretor estava pensando que era um oportunista qualquer, algum diretor teatral sem o menor currículo, batalhando os seus minutos de fama. Não é bem isso. O Marcus Faustini é professor de teatro na CAL, e dirigiu entre outras peças "Capitu" e "Eles não usam black-tie" com o Eduardo Moscovis. Esta última, eu vi e gostei do trabalho desse diretor, principalmente da direção de atores.

4. O que deveria ter sido e não foi - Esse do Faustini, seria o segundo Flash Mob carioca, se os internautas covocados tivessem comparecido pela manhã ao FUNDÃO para doar sangue, onde estava marcado o primeiro Flash Mob carioca. Não compareceu viva alma.

5. Os deuses do teatro protegem os bufões - O elevador do palco do Teatro Municipal que despencou ontem em cima dos cantores do Coral Calíope, ferindo sem gravidade duas cantoras, tinha 97 anos, segundo declarou a Helena Severo -- Secretaria Estadual de Cultura e presidente da Fundação Theatro Municipal -- que conota a idade à causa da queda do elevador. Dona Helena saiu pela tangente, mas foi direta na crítica à performance do Gerald, engrossando o côro dos descontentes, chamou de "gesto inadequado". E nesse incidente, eu fico pensando que o Gerald correu sérios perigos, se esse elevador antecipasse sua queda em cinco dias e resolvesse despencar na hora do espetáculo do Gerald. Por essas e outras eu acho que os deuses do teatro protegeram o diretor e aplaudiram a sua ópera bufa. Eu também, eu também ... bien sûr.

Nenhum comentário: