Seguidores desse blog

22.10.07

ESTADO BECKETT NO MOLA 2007

No Circo Voador, na próxima quinta-feira, dia 25, no encerramento da terceira edição do projeto MOLA 2007 - Mostra Livre de Artes, vai acontecer a performance ESTADO BECKETT - um work in process de "Dias Felizes" de SAMUEL BECKETT, com a atriz-bailarina Ruth Mezeck e o coreografo, bailarino, ator e diretor teatral Guto Macedo.

Um homem com um grande espelho nas costas passeia com uma mulher pelo corredor de palmeiras imperiais. Ela tem um saco de papel de pão enterrado na sua cabeça e uma grande bolsa a tira-colo. Ele a conduz a uma escada espiralada, na lateral esquerda do Circo Voador, deixando-a ali sozinha sentada nos degraus.

A performer trabalha com os olhos vendados para despertar no corpo os seus poderes de hiper-percepção e transformá-lo em máquina de pensar e articular palavras. Cria o presente se relacionando com todos os acontecimentos externos com o que lhe resta de percepção e constrói em si própria esse "fulgor puro que se extrai do acontecimento como sendo o sentido do acontecimento que só a ele pertence."(Deleuze, Logique du Sens.)

Ela age calmamente como se enxergasse tudo e estivesse fazendo os preparativos preliminares de uma saída ou de uma chegada. São longas paragens em contraste com pequenos movimentos bruscos que dissolvem os estratos temporais e produzem o presente dessa criatura de corpo paradoxal.

É uma alusão às avessas a personagem Winnie de Dias Felizes de SAMUEL BECKETT que tem o corpo enterrado num monte de terra e apenas a cabeça está à vista do público. As distâncias e as contradições entre a imagem e a ação constituem o motor da performance em que o cômico da superfície vai aos poucos cedendo a violência que se impõe a nós, cada vez que imaginamos o porquê da face oculta de Winnie. Surgem nos espectadores as ponderações ético-políticas povoadas de lugares-comuns.

O tempo da performance é marcado pela música eletrônica experimental How to destroy Angels do artista Belga Coil.

No final, Winnie sobe ou desce as escadas e desaparece.

Uma pesquisa de linguagem

A performance ESTADO BECKETT foi criada dentro do curso Teatro em Tempo Real, coordenado por GUTO MACEDO, durante três mêses de abril a junho desse ano no Casarão do Cosme Velho. E em julho, o trabalho foi apresentado em dois finais de semana (de sexta a domingo) no casarão da UNEI no projeto Chave-Mestra do Santa Teresa de Portas Abertas, ça va sen dire, digo Arte de Portas Abertas.

ESTADO BECKETT é parte da pesquisa de linguagem desenvolvida por Guto Macedo e que busca dilatar o mapa dos movimentos (comportamentos) do corpo concreto, do corpo sensório-motor portador de pensamento através de procedimentos híbridos de dois sistemas, o Movimento Autêntico e o Contato Improvisação e utilizá-los como elementos impulsionadores em processos de criação de performances.

Essa performance é o encontro dessa pesquisa com a experiência da atriz-bailarina RUTH MEZECK e o seu interesse na obra de Samuel Beckett.

Nenhum comentário: