Seguidores desse blog

18.4.02

Latitude Zero -- o que acontece na terra de ninguém quando alguém chega

Pela primeira vez eu falo em cinema aqui neste blog. Um dos filmes mais interessantes e instigantes que eu assistí nos ultimos tempos: LATITUDE ZERO , com direção do talentoso e competente diretor TONI VENTURI. O filme tem uma proposta de inteiração da linguagem teatro e cinema. É como se fosse um teatro filmado, um só cenário e dois ótimos atores. O filme que conta uma visceral historia de amor em um garimpo abandonado no coração do Brasil, foi escolhido na seleção oficial do Festival de Berlim, no ano passado.

O filme é épico, é tragedia grega, tem toda a dimensão trágica e a beleza das grandes tragédias gregas, num filme belo e ousado, com cenas que tinham tudo para derrubar a proposta do filme, não fosse o talento e a competencia dos dois interpretes, DÉBORA DUBOC e CLAUDIO JABORANDY, e a direção sensível e inteligente de quem conhece o seu métier -- só deem uma espiadinha aqui no curriculo do diretor e da atriz para constatar. Fiquei com vontade de vê-los também no teatro. Os atores -- merecidamente -- ganharam diversos prêmios nacionais e internacionais.

O filme está em cartaz também em São Paulo, e teve por lá um interessante debate com a participação do crítico teatral Sérgio Coelho, do dramaturgo Fernando Bonassi e do Zé Celso, é o que contou num e-mail enviado para este blog, o Toni Venturi (ele já morou aqui no Rio) e gostaria de convidar o povo do teatro do Rio para conferir. E não só o povo do teatro deve assistir, mas é um filme obrigatório para quem aprecia um filme de qualidade. O filme entrou em cartaz na sexta feira passada no ESPAÇO UNIBANCO 3 e UCI 9 New York Centre.

"Latitude Zero", é o primeiro longa-metragem da produtora de cinema e teatro a Olhar Imaginario - www. olharimaginario.com.br - dirigida pelo Toni Venturi.

Nenhum comentário: