Seguidores desse blog

17.10.04

Dica de livro solicitada por uma amiga para a sua dissertação de mestrado intitulada "Corpo no ritual", e de mais dois livros importantíssimos sobre o Método Laban.

"EM NOME DO CORPO" de Nízia Villaça e Fred Góes (Editora Artemídia Rocco)
Este livro é o resultado de uma pesquisa de cinco anos desenvolvida pelos autores, a partir de cursos ministrados na Graduação e Pós graduação da Escola de Comunicação da UFRJ. embasados nas teorias de F.Guattari "As três ecologias", em Gilles Deleuze, Michel Foucault, Walter Benjamin, Michel Maffesoli, Pierre Levy, José Gil, entre outros pensadores modernos. Os autores traçam um panorama bem abrangente, nessa complexidade de se nomear o corpo, de inventar uma identidade cultural a partir de intervenções em si mesmo e na natureza. Os autores focalizam experiências de intervenções corporais - do "body building" ao "body modification", cartografias corporais, metacorpo, etc... E um capitulo inteiro do livro vai te interessar de perto: ESPAÇO E PROXEMIA: RITUALIZAÇÃO DO CORPO.

LABAN- O MESTRE DO MOVIMENTO (Reflexões sobre o pensamento e a prática de Rudolf Laban por Maria Mommensohn e Paulo Petrella (Summus Editorial)
Os autores reunem artigos que contam experiencias do método na dança, teatro e terapia, a partir dos fundamentos universais da arte do movimento elaborados pelo Mestre.
Laban é o nosso grande mestre no estudo do movimento, nas potencialidades dinamicas do corpo, e é a técnica que mais tem a ver com nosso trabalho na dança e no teatro.

O MOVIMENTO EXPRESSIVO de Regina Miranda, pesquisa da bailarina e coreografa, publicada pela FUNARTE. É um dos mais completos estudos sobre a técnica de Laban, é o be-a-bá da técnica. É daqueles que temos de ter sempre por perto. A edição está esgotada, e se interessar a alguém, posso xerocar o meu.

Nenhum comentário: