Seguidores desse blog

22.10.04

VAMOS COMER ZÉ CELSO
- Tudo que se chama de mix, tudo o que se vê de imigração que contorna cidades e devora a cultura ocidental, é a própria cultura, que está comendo e vai comer o mundo. Os povos devoram e vomitam o moralismo, a noção do bem e do mal, da cultura puritana, as utopias e as igrejas
- É necessário sempre pegar as forças do arcaico para ser contemporâneo. Vai acabar essa coisa de ir sempre em frente, sempre negando, essa coisa ?moderna? e niilista. A cultura brasileira é uma espécie de helenismo antropofágico que incorpora o Oriente, o Ocidente, o hindu, abrange tudo. É uma geração como essa que vem por aí. Há um ressurgimento do paganismo, e um retorno ao Oswald.
- O Sílvio Santos, que queria fazer um shopping ali, topou a idéia de abrigar essa Grécia carnavalesca. Vão fazer estacionamentos, bares, livrarias, mas vai virar um trans-shopping , no sentido do trans-homem , e não do super-homem, essa péssima tradução de Nietzsche. Vamos fazer uma oficina de florestas, e transformar a sinagoga que há no conjunto numa universidade de cultura brasileira de mestiçagem. Um shopping que vai sair dessa coisa enclausurada. Estamos trabalhando com crianças pobres que antes arrombavam os carros da redondeza, e é esse processo de inclusão que vai garantir a segurança do lugar para a burguesia consumir a sua cultura. O Sílvio Santos entendeu tudo direitinho. Afinal, ele é um artista, ele é um palhaço, como eu sou, e me orgulho de ser. Tenho certeza que vamos atuar juntos no palco dia desses.
Zé detonando todas entrevista ao Arnaldo Bloch. Texto completo aqui em O Globo de hoje.

Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
MANIFESTO ANTROPOFÁGICO, postado na íntegra aqui no Artimanhas.
Oswald de Andrade (1890/1954)


Nenhum comentário: