Seguidores desse blog

8.8.06


José Antonio Alonso em "A Oitava Porta"

Teatro de Cuba no Rio
Para uma temporada relâmpago aqui no Rio, uma das mais importantes e respeitadas companhias teatrais cubanas: O TEATRO BUENDÍA DE CUBA. O grupo estará se apresentando na próxima sexta, sábado e domingo, dias 11, 12 e 13 de agosto, no TEATRO GLAUCE ROCHA (Av. Rio Branco, 179, em frente ao Metrô Carioca) com dois
espetáculos solos interpretados pelo premiado ator JOSE ANTONIO ALONSO, fundador e dramaturgo da companhia.

Para esta mini-temporada no Rio, o Buendía de Cuba traz dois monólogos interpretados pelo ator e dramaturgo Jose Antonio Alonso, DE PARIS UM CAVALHEIRO, conta de forma poética e dramática a história do Cavalheiro de Paris - o último mendigo cubano, um personagem real que vindo de Paris se instala em Havana, é preso, enlouquece e como indigente, caminhando pelas ruas da cidade, acompanha com um olhar humano e crítico toda a transformação na recente história cubana,desde a revolução até os dias atuais.

No segundo monólogo, A OITAVA PORTA uma comédia crítica, o ator interpreta vários personagens que trazem muito do jeito cubano de ser mais que possuem em si as questões universais de todo ser humano: quem somos, para onde vamos e o quanto estamos dispostos a pagar para conseguirmos aquilo que queremos. Através das máscaras sociais e reais reconhecemos nos personagens aquilo que nos emociona e nos faz rir, como se ríssemos de nós mesmos.

O TEATRO BUENDÍA DE CUBA foi fundado em 1986 com atores formados pelo Instituto Superior de Arte de Cuba, sob a direção da atriz, professora e atual diretora
artística FLORA LAUTEN. Desde sua fundação, a companhia tem desenvolvido duas linhas de trabalho: a produção de espetáculos teatrais e a manutenção de um centro de investigação sobre as tradições culturais na América Latina e Caribe, os meios expressivos do ator e a renovação das linguagens cênicas. O estudo das relações entre a música, a dança e a interpretação, assim como a formulação de novos desenhos cênicos e uma nova dramaturgia têm consolidado o prestígio internacional em diversos festivais na América Latina, Estados Unidos, Europa, Ásia, África e Austrália.

Teatro: GLAUCE ROCHA, Av Rio Branco, 179 - em frente ao Metrô Carioca)
Telefone 2220-0259
Dias: 11, 12 E 13 de agosto às 19 hs. (sexta sabado e domingo)
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 - Estudantes, classe artística e maiores de 65 anos.
Classificação etária: 14 anos.

Nenhum comentário: