Seguidores desse blog

3.9.03



Por uma sociedade inclusiva

Postei aqui sobre o meu encontro com o fotografo cego Evgen Bavcar, sobre o artigo do Fabricio Dornelles O clown, o down e a fôrça do afeto, e dois dias depois deparei com uma ótima reportagem na BBC Brasil, a mais completa que eu já li sobre Síndrome de Down, com depoimentos de médicos, cientistas e outros profissionais envolvidos com o assunto. A matéria traz ainda os depoimentos de personalidades como Sebastião Salgado e D. João de Orleans e Bragança, bem como de outros pais de portadores da Síndrome de Down. E ontem, aqui no Estadão uma reportagem enfatizava as quase 150000 (cento e cincoenta mil) crianças portadoras de necessidades especiais matriculadas na rede regular de ensino, segundo dados fornecidos pelo MEC.

Sincronicidades á parte, está existindo um movimento mundial pela INCLUSÃO da pessoa portadora de deficiência. E quando conseguirmos alcançar esse alto grau de evolução humana, o aborto eugenésico, como por exemplo, o de crianças com Síndrome de Down, será visto como um passado distante.

E a educação é fundamental nesse processo evolutivo. É nas escolas, com a conscientização começando pelas crianças, no convívio com o colega portador de necessidades especiais, está o embrião que vai formar uma sociedade inclusiva.



Nenhum comentário: