Seguidores desse blog

7.9.03

Trabalho infantil

Outra matéria especial da BBC-Brasil desta semana uma matéria sobre a exploração do trabalho infantil. A reportagem assinada pela reporter Babeth Bettencourt, do Rio, é muito bem abordada trazendo entrevistas desde a Senadora Benedita da Silva a pesquisadores, professores etc e tals. Sem querer ser pessimista, não é difícil concluir que a erradicação do trabalho infantil em nosso País ainda está muito distante. A situação é das mais complexas e vai desde o desrespeito às leis a outras questões não menos graves como a prostituição e o envolvimento com o tráfico nas grandes cidades.

Business fantasiado de bem social

Esses "pesquisadores", principalmente os gringos dessas ONGS oportunistas -- business fantasiado de bem social, como diria o rapper MV Bill -- ficam enfatizando os altos salários recebidos por essas crianças para trabalhar no tráfico. Não é bem assim.
A situação é de tanta pobreza e extrema miséria que essas crianças aceitam trabalhar por qualquer salário. Eu trabalho com meninos e meninas com bolsa de estudos do PETI, e pelo que me é dado observar nessa convivência, o atraso no pagamento dessas bolsas, entre outras questões, levam muitas dessas crianças de volta às ruas, vendendo balas nos sinais.

Nenhum comentário: