Seguidores desse blog

3.3.02

Assunto: [forum_teatro] arapucas.. ( o livro)
Data: 03/03/2002 02:00:39 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (Renata Azzi)
To: forum_teatro@yahoogrupos.com.br (forum)

Ih, saiu enorme! (Quem ler inteiro ganha um doce)
É que eu achei que pudesse acrescentar... Me instigou um certo desabafo, que foi amplamente aderido,comentado,e ratificado. Eu, pessoalmente, fiquei imensamente feliz, pois acho que a ira pode ser algo muito positivo se ela te move, gosto de emoção e verdade.Senso de humor, então, me ganha na hora!

Então, eis o que posso acrescentar : mais dúvidas e confusão. Tipo: Que padrões são esses, e por que supostamente deveríamos segui-los? De vigor cênico? de saúde? (aliás,plástica é saúde?) ou de uma estética distorcida de corpo- mercadoria?( que aliás é feio pra burro?)
O corpo-mercadoria serve pra quê? Pra vender sabão em pó, ou cerveja?
Se é vender cerveja, é isso que se busca quando se vai estudar-anos-e- pesquisas-e- blablabla-Brecht-blabla-Barba...? Se não é , então serve a quem?

Mas importante mesmo, seria saber: De quem dependemos realmente? da globo? da shell? da audição? do colega de cena? Ou melhor dizendo, por que em São Paulo o movimento teatral é tão mais consistente do que aqui?
Por favor, não estou dizendo que não tenha gente fazendo, e companhias, e grupos etc aqui no Rio, mas sim que não dá pra comparar ! Ah, desculpa, pô, mas não dá!

Nada contra quem faz tv e adjacências, mas, gente, existem outras possibilidades.. Dá pra desligar a TV. (ou ao menos ligar o vídeo junto.) Desligar-se da tv. Digo isso porque por mais medonho que possa parecer , é o que mais se ouve nas coxias teatrais por aqui (Tv-tv-tv, quem come quem, quem é meu amiguinho, quem deu piti no baixo... ) Sinto que em muitos níveis, quem sustenta esse "poder" da tv são os próprios artistas (alguns- muitos) de fora e de dentro que são obcecados.

A cerveja do corpo-coisa é tão cotidiana que somos vendidos e somos comprados em seu nome sem nos dar conta. ( compliquei?) É algo mais profundo que o corpinho-troço-gostosinho. É sentir como se estar na tv fosse a grande meta ,ou o único reconhecimento, ou pior, como se fosse de verdade.(!) ( Pô, fala sério! )
E eu que achava que a globo era indústria..Indústria que quase nada tem a ver com arte! Como sou inocente... rolo de rir comigo! O que está deslocado, eu desconfio, não são os critérios deles...
E tudo em nome de quem?... Do público? Existe mesmo isso? ( Ah já sei! É aquele que bate-palminha-bate, de pé, é claro, pra qqr mico caça-níqueis, né?)( Nada contra quem gosta, mas um pouco de critério não mata né?)( Mas não, quem morreu mesmo foi o senso estético! E quem matou?)

E mais, ....botar o pé no chão é importante, um toque bacana,etc, mas, cara, serviço público tem limite. Quero dizer, pensa só..,temos mesmo que nos contentar, (digo, ficar contentes!) em ficar fazendo o que pintar, dar aulinhas qualquer-nota sem vontade ( Q alunos vão ser formados assim, jesus, maria, jose?!?),ou fazer teatro eu- odeio- crianças ,sem o menor jeito pra coisa?

Sim, gente ( que é pra brilhar e `n pra morrer de fome!) hai que ralar, hai que endurecerse, mas bem que ,podia ter mais perspectiva, dignidade e mais respeito.( um direitinho só, de algo assim, remoto.. digamos.. envelhecer!, ou morrer e ter onde cair..)
E se não tivermos essa BENDITA IRA , como vamos conquistá-los? (viva Pã!)
beijos, abraços
Renata - pânicoteatro


Assunto: [forum_teatro] (unknown)
Data: 02/03/2002 01:32:28 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (Igo Ribeiro)
To: forum_teatro@yahoogrupos.com.br

A todos os queridos companheiros do Fórum:

queria me retratar esclarecendo que por se tratar de um desabafo, meu texto anterior era, obviamente, INFLAMADO e cheio de mágoas e declarações que podem ter soado agressivas. Sei que posso ter parecido pedante, não era a minha intenção.

1- Quando falei da Uni_Rio dei apenas um depoimento pessoal, citando um exemplo de dedicação e caminho percorrido. Existem muitos outros. Mas tem que haver o caminho do ESTUDO. SEMPRE.

2- Não tenho nada contra corpos sarados e rostinhos bonitos, apenas acho que esta não deve ser uma regra. E todos nós sabemos que é. Toda regra tem exceções. Mas não lutamos para ser exceções, não é mesmo?

3- Não tenho nada contra quem faz educação física ( me perdoe, Claudinha Rodrigues !!! ) , tenho contra quem a utiliza como fonte de experiências estéticas e fúteis. O ator não precisa ser sarado e gostoso, precisa ter TALENTO E INTELIGÊNCIA.

4- Vocação não significa "levar jeito" ou "gostar" de alguma coisa. Dancei por muitos anos, levo até jeito pra coisa, mas não me autoproclamo bailarino; seria uma sacanagem com a classe...

5- Precisamos reavaliar os critérios sim. O que se precisa para tirar um registro? Qual a avaliação? Um indivíduo que sai fazendo um monte de pecinhas infantis babacas e cursinhos mercenários tira o mesmo registro que um outro que ralou, estudou e tem talento e competência? No mercado, como se avalia o valor destes profissionais? Por meio de testes? Os testes realmente avaliam alguma coisa? Quanta gente boa não passa em testes? Todos nós conhecemos gente assim. "Ah, mas quem tem talento de verdade, uma hora consegue"... MENTIRA. Conheço muita gente com talento que já desistiu, não por covardia, mas porque tem contas pra pagar, remédios pra comprar, aluguel atrasado...

Não prego verdades, apenas levanto questões. Quero ter esta oportunidade. De errar se for preciso. Mas me calar nunca.

Um beijo no coração de todos,

Igo Ribeiro.


Assunto: [forum_teatro] Cortesia é fundamental
Data: 01/03/2002 17:13:18 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (Isis Baião)
To: forum_teatro@yahoogrupos.com.br

Vitor,
Cortesia não é "bicho papão", cortesia é fundamental. Eu não disse que era contra dar convites, tampouco que os atores frequentam restaurantes caros (infelizmente, não). Um dos problemas da nossa classe é a falta de entendimento entre nós mesmos. Seria ótimo se lessemos o que o outro realmente escreveu ou disse. Vamos clarear o assunto:

Eu não sou contra convites. Aliás, dar convites foi o que mais fiz na temporada do "Cenas Curtas". Acho que devemos ter os chamados ensaios abertos para convidados, acho que os convites para estréia devem ser válidos durante todo o primeiro fim de semana do espetáculo e que todos os participantes da montagem devem ter uma cota semanal de convites. E acho também que isto é suficiente e deve ficar por aí.

Se quase não há mais ingressos para a classe, devemos tentar ressuscitar esta saudável prática em todos os teatros.
Finalmente, não são só os atores que pedem convites. Portanto, não me referia aos colegas quando disse que tem gente que sai do teatro, onde descolou convite, e paga no restaurante uma conta de 50 paus, sem chiar. Já vi isso acontecer.
E mais: pagar, ainda que 5 ou 10 reais, pra ver o espetáculo do amigo, é cortesia com o amigo.
Um abraço,
Isis


Assunto: [forum_teatro] "cortesia" Resposta a Leda, Isis e José leon
Data: 01/03/2002 23:16:30 Hora padrão leste da Am. Sul
From: (Vitor Fraga)
To: forum_teatro@yahoogrupos.com.br

Sei que a tarefa é difícil, mas vou tentar responder a todos de uma vez só.
(Ps: Vamos deixar "bem claro" que quando falo de "produtores" não estou dirigindo minhas críticas a nenhum "produtor" em especial)

Leda,
Os atores que têm um bom padrão de vida, carros novos, celulares dos mais caros, e freqüentam bons restaurantes, são muito poucos, considerando o universo de atores que estão por ai ainda tentando fazer teatro. Sendo assim, duvido que esses colegas sem consciência (mesmo achando que deveriam pagar) onerem tanto as bilheterias.
Obrigado pelo esclarecimento! Eu realmente não sabia que o "ingresso de classe" tinha mudado de nome.
Não eximo de culpa a classe dos atores pela desvalorização. Realmente para cada ator que se recusa a trabalhar por um salário de fome, existem cem que aceitam. Porem não vamos esquecer que para todo o corrompido, existe um corruptor, e talvez, apenas talvez, os produtores inescrupulosos que fomentam esses salários de fome, e promovem esse "quem dá menos", se aproveitando da desunião da categoria, sejam piores que os "atores desunidos".

Isis,

Só pra te esclarecer: Não enderecei meu E-Mail a ninguém ,e mais de uma pessoa havia se pronunciado antes de eu escrever. Por acaso uma delas falou claramente sobre os "colegas", por isso toquei no assunto. Por tanto faço minhas, as suas palavras: " Seria ótimo se lêssemos o que o outro realmente escreveu ou disse".
Tenho certeza que existem pessoas que podem pagar e assim mesmo pedem convites. Mas por outro lado nada impede que neguemos "a esses" a cortesia! Minha colocação é que tenho reservas quanto a acabar com a cortesia ou a meia entrada. Se você tem uma unha encravada, a atitude sensata é, quando muito, arrancar a unha, e não amputar o dedo.
Por fim,acho que a maioria dos atores dá convites de seus espetáculos, e vai de graça no dos amigos por uma questão de falta de dinheiro, ou por simples "cortesia" no verdadeiro sentido da palavra.

José Leon,
A maioria dos atores de teatro já trabalha de graça!!!! Isso quando não paga para trabalhar!!!! portanto vou repetir para você minha frase anterior:
"Podemos sim afixar na bilheteria a frase da Cacilda Becker (não me peça de graça a única mercadoria que tenho para vender) . Mas deveríamos antes afixa-la no borderô."

Um Grande Abraço
Vitor Fraga



















Nenhum comentário: