Seguidores desse blog

6.2.03


DOMINGO É DIA DE TEATRO (E DOS BONS) NO ATÊRRO

O Teatro de Marionetes Carlos Werneck - Aterro do Flamengo á altura do 300, apresenta neste domingo o espetáculo do artista bonequeiro Guilhermo Bernasconi, da Argentina, com um curriculo respeitável. Trabalhou com Peter Schuman diretor e fundador do " Bread and Puppet" (EUA) e considerado a vanguarda da vanguarda do teatro de bonecos no mundo. E além disso, Guilhermo trabalhou com os dois grupos brasileiros dos mais importantes e conceituados no Brasil e no exterior, o Sobrevento do Rio, e o Giramundo de Belo Horizonte. Este último, eu tive a oportunidade de comprovar o seu sucesso e prestígio num Festival da UNIMA, em Washington, nos anos oitenta. No mesmo festival, tive a rara oportunidade de assistir o espetáculo do Bread and Puppet. Isso tudo é pra dizer que o espetáculo do Guilhermo Bernasconi é imperdível para adultos e crianças. Dia 9, domingo às 11 horas.

Já o TCHESCO VILLARES, eu assistí no Festival Anjos do Picadeiro2 em São José do Rio Preto, há quatro anos atrás, e ele ainda não tinha ido para a Alemanha e se chamava simplesmente TCHEZKO -- com z. Tem um fantástico dominio de corpo e seu trabalho provém da escola de palhaços de rua, lembrando muito o saudoso TIGRE que se apresentava na Cinelândia, O Tchezko
vem dessa escola, antes de cursar a Escola Nacional de Circo e de ganhar o mundo, mostrando a arte e a manha de um artista brasileiro. Espetáculo imperdível para adultos e crianças. Dia 16, domingo às 11 horas.

A seguir, curriculo e apresentação dos artistas segundo o press-release da divulgação enviado pela Valéria Seabra das "secretarias das culturas" da Prefeitura Municipal responsável pela contratação dos dois artistas.


"TRÊS OBRAS", espetáculo de GUILHERMO BERNASCONI (ARGENTINA)

Guilhermo Bernasconi é um "homem-palco", um "teatro-ambulante" que, em busca de seu público, abandonou as salas convencionais dos teatros e ganhou as praças e as ruas com seu curioso teatro de bonecos "acoplado" ao corpo do ator. Ao mesmo tempo em que manipula seus bonecos, o bonequeiro faz de seu corpo o próprio palco dos títeres, através de um engenhoso sistema que traz de volta uma forma teatral que aparece pela primeira vez na China, no século XVIII.

O espetáculo Trés Obras apresenta três pequenas peças, simples e divertidas, para fantoches: "Cachito e o Lobo" queconta as artimanhas de Cachito para não ser devorado ; "A Grande Luta dos Cangurus" onde dois cangurus disputam o título internacional de Boxe, em sequências cênicas que exploram recursos divertidos como a câmera lenta e o replay ; bem como "O
Dono da Lagoa" - onde um sapo do interior, ao voltar de uma viagem à capital, encontra o Jacaré, como novo dono de sua lagoa.

"TCHESKO EM SHOW", espetáculo de TCHESKO VILLARES ­ BRASIL / ALEMANHA

Tchesko Villares é um misto de palhaço, malabarista, acrobata e equilibrista. Virtuoso, capaz de proezas incríveis como subir e descer uma escada, apoiado apenas na cabeça, ou se equilibrar de cabeça no gargalo de uma garrafa, Tchesko começou sua carreira como um artista popular de rua, fazendo saltos mortais e atravessando rodas de facas e de fogo. Convidado,
pela Escola Nacional de Circo a se profissionalizar, aperfeiçoando o seu talento, formou-se como circense e foi imediatamente convidado pela Cia. Up Leon ­ responsável pela ida de muitos circenses brasileiros à Europa - a passar uma temporada trabalhando em um parque na Alemanha. Depois disto, trabalhou em Hamburgo, Colônia, Itália, Suécia e Finlândia. Convidado a
juntar-se ao famoso circo The Ringling Brothers, percorreu os Estados Unidos durante um ano inteiro, antes de voltar à Alemanha, onde voltou a residir. O espetáculo mistura virtuosismo e muito humor com a garra e o talento de Tchesko Villares.

TEATRO DE MARIONETES CARLOS WERNECK
Aterro do Flamengo, altura do n.o 300 da Praia do Flamengo
LOTAÇÃO 300 LUGARES
PROGRAMAÇÃO GRATUITA
SEMPRE AOS DOMINGOS, SEMPRE ÀS 11H, SEMPRE GRÁTIS, COM SOL OU CHUVA.

Nenhum comentário: