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11.10.03

Como tratar com naturalidade e respeito o seu semelhante em cadeira de rodas

Hoje, 11 de outubro é o Dia do Deficiente Físico, e como não poderia deixar de ser, esse blog não poderia deixar passar a data em brancas nuvens. Quem lê o meu blog sabe o porquê. Sobre o assunto falei aqui no mês passado, num post intitulado "Coisas do Destino". Trabalho com portadores de lesão medular e outras dificuldades especiais na Fundação Lar Francisco de Paula - FUNLAR, e vejo o meu trabalho como instrumento de evolução, dando outros parâmetros para me situar no mundo, com outro olhar para a vida e para a arte.

Aproveito para dar algumas dicas de como abordar e agir com uma pessoa deficiente, seja no trabalho, estudo, lazer ou relações pessoais.
O deficiente físico com uma lesão medular, é uma pessoa normal como qualquer outra, com a mesma personalidade, forma de pensar, agir e desejos, como antes da lesão.

* Trate naturalmente, converse com naturalidade, fale a respeito de todos os assuntos, mesmo aqueles em que o deficiente não pode atuar fisicamente, como algumas modadlidades esportivas, danças, etc...

* Olhe nos olhos;

* Nunca converse ao lado da pessoa ou atrás, pelas costas, fora da linha de visão;

* Não tente ajudar o deficiente sem que ele peça ajuda - "não avance o sinal" - isso pode significar pena ou super proteção;

* Nunca empurre sua cadeira de rodas, sem que ele peça;

* Nunca pegue ou mexa em sua cadeira de rodas sem o seu consentimento, a não ser que você tenha uma grande proximidade pessoal ou uma relação estreita;

* Nunca pegue no braço de alguém usando bengalas, muletas ou andadores, pois isso poderá derrubá-lo;

* Quando o deficiente estiver acompanhado por uma ou mais pessoas e você pretender perguntar algo a ele, dirija a palavra diretamente a ele, nunca pergunte sobre ele para pessoas que o estão acompanhando;

* Caso tenha curiosidade sobre o defeito físico, pergunte com naturalidade, sem ficar se lamentando sobre o que gerou o defeito físico ou o que isso traz de dificuldades no dia a dia.

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